CANELA – Em um esforço para fortalecer a conectividade aérea na Serra Gaúcha, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e o Governo Federal estão avaliando a possibilidade de estruturar o Aeroporto de Canela para receber aeronaves de maior porte. A iniciativa busca alternativa enquanto o Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, segue sem operação devido às enchentes de maio.
O secretário Nacional de Planejamento, competitividade e Sustentabilidade do Turismo, Milton Zuanazzi, que foi designado pelo Ministério de Recuperação para ficar à frente das questões do turismo e aeroportos, ressaltou a necessidade de um estudo detalhado sobre os tipos de equipamentos e operações comerciais versus custos e prazos. Segundo Zuanazzi, “se a modernização do Salgado Filho ocorrer rapidamente, a ampliação do Aeroporto de Canela pode não ser economicamente viável. No entanto, se os reparos em Porto Alegre demorarem, investir em Canela torna-se crucial.”
O Salgado Filho enfrenta problemas devido às enchentes que estão sendo analisados por laboratórios de Santa Maria e São Paulo. O objetivo é antecipar o diagnóstico e acelerar a recuperação. “Estamos analisando tanto por um laboratório de Santa Maria, quanto um de São Paulo, para tentar ter uma segunda opção para recuperar o mais rápido possível o Salgado Filho”, disse Zuanazzi.
A equipe de geotecnia e especialistas em equipamentos estão em Porto Alegre para reduzir o prazo inicialmente previsto para dezembro. Zuanazzi destacou a importância de manter operações emergenciais seguras, mencionando a Base Aérea de Canoas como um exemplo: “Nós estamos trabalhando na Base Aérea de Canoas e não tem nem esteira, cada um vai ali e pega a sua mala. Então isso é uma operação emergencial. Se tiver segurança de voo e pista em condições, o resto se resolve.”
Em relação ao Aeroporto de Canela, Zuanazzi mencionou a possibilidade de operações com aeronaves ATR, que necessitariam de intervenções específicas. “É possível uma operação de um ATR, é possível. Mas precisa se fazer intervenções”, afirmou, acrescentando que a Infraero está analisando o tempo necessário para essas adaptações.

Luia Barbacovi, vice-prefeito de Gramado, e Luiz Fernando Rodrigues, secretário de turismo do Rio Grande do Sul, enfatizaram a importância de diversificar a infraestrutura aeroportuária para reduzir a dependência do Salgado Filho. O secretário de turismo destacou: “O Rio Grande do Sul não pode depender somente de um aeroporto internacional, como é atualmente no Salgado Filho.”
A Infraero e a ANAC entregarão na próxima segunda-feira uma avaliação detalhada sobre a viabilidade de operações em diversos aeroportos, incluindo Canela. A ideia é maximizar a capacidade operacional de aeroportos alternativos enquanto o Salgado Filho não retorna à plena operação.
Zuanazzi reafirmou o compromisso da Infraero em colaborar com a gestão dos aeroportos no Rio Grande do Sul e ressaltou a importância de uma abordagem rigorosa e técnica para garantir a segurança de voo. “Não dá para simplesmente por um avião ali, e se dá um acidente? E se solta um pedaço do cascalho e vai parar na turbina do avião? Um cascalho pode derrubar todo um avião. Então precisa se olhar isso com maior cuidado e tecnicamente ser muito rigoroso. Porque isso é segurança de voo e está no primeiro lugar de tudo.”
O prefeito de Canela Constantino e vice-prefeito de Gramado Luia Barbacovi demonstraram apoio às iniciativas para ampliar a capacidade aeroportuária da região, destacando a importância de atrair turistas para a economia local. “Nós precisamos trazer gente, que é o segredo da nossa economia,” disse Constantino.
Luiz Fernando também mencionou campanhas publicitárias para promover o Estado e eventos importantes como o Natal e o Festival de Cinema, buscando antecipar vendas e estimular a recuperação do turismo na Serra Gaúcha. “Nós precisamos esgotar todas as possibilidades que se tem no sentido da conectividade,” afirmou Fernando, enfatizando a importância de restabelecer a conectividade aérea o quanto antes.