NOVA PETRÓPOLIS – O Jardim da Serra Gaúcha se prepara para receber o 47º Festival Internacional de Folclore, que começa nesta quinta-feira. Para esta edição, o Festival contará com sete grupos folclóricos internacionais, seis nacionais, seis regionais e 24 grupos locais, todos se apresentando na Rua Coberta, junto a localizada na Praça das Flores no centro da cidade. Os visitantes do evento terão a oportunidade de prestigiar, gratuitamente, as culturas de cinco países: Polônia, Gana, Costa Rica, Colômbia e Argentina, além dos estados brasileiros do Pará, Pernambuco, Bahia, Espírito Santo e Minas Gerais.
Além das apresentações de danças folclóricas, o Festival contará ainda com o Acendimento da Chama Folclórica, os Desfiles de Integração, o Baile Infantil, Sarau da Diversidade, os tradicionais Jogos Germânicos, tais como, rachar lenha, pregar prego, chope em metro, debulhar milho, arremesso de chope e circuito de tamanco, as Noites Culturais, que levam a diversidade do festival às mais distantes localidades do Município, as Celebrações da Vida, da Paz e da Diversidade, o espetáculo “Laços do Tempo”, entre outras atrações.
"A diversidade é o que nos une" é o lema desta edição. Neste evento, as diferenças são o que tornam todos iguais e a inclusão aproxima os povos. Uma das novidades do maior evento cultural da Serra Gaúcha, é a presença de um intérprete de Libras. O intérprete estará presente nos principais momentos do evento.
Durante os 18 dias do Festival ocorre também a tradicional Feira da Diversidade, junto à Praça das Flores, apresentando 25 estandes com produtos artesanais vindos das mais diversas nacionalidades. A Feira da Diversidade ocorre diariamente, das 9h às 21h. A gastronomia também estará presente com uma Praça de Alimentação integrada ao evento, diariamente, das 9h às 21h. Serão três estandes de alimentação, cinco food trucks e duas estações de bebidas, permitindo aproveitar todas as delícias gastronômicas e os espetáculos simultaneamente.
A rainha Andressa Haas e as princesas Sara Morschel de Freitas e Luana Schoffen Heck estiveram na redação do Jornal Integração sexta passada para divulgar o evento. Na ocasião elas participaram do programa De Bem com a Vida, na rádio Integração Digital, onde foram entrevistadas por Ivanir Scherer e Susana Strasburger.