Tiago Manique
GRAMADO – A noite de sábado (10) foi de duas partidas que levou um bom número de torcedores ao Perinão que saíram dela com misto de alegria e tristeza. A parte positiva ficou por conta da Associação Toque de Letra de Futsal (ATLF) que pelo Estadual Sub-15, recebeu a Cepe de Canoas e ficou no empate em 1 a 1 e a vaga para a segunda fase carimbada com uma rodada de antecipação. Pela Série Ouro, a preocupação.
Após estar vencendo por 4 a 1 e com a vaga na mão para as oitavas de final, o Gramado Futsal foi surpreendido pelo Fontoura Futsal e levou a virada perdendo por 6 a 4 nos instantes finais de jogo e agora restam duas partidas para tentar a classificação. Sábado (17) em Bento Gonçalves diante do Bento Futsal e dia 24, em casa contra a SER Alvorada. Os adversários são vice e líder respectivamente do grupo.
Estadual Sub-15
A ATLF começou a partida sendo surpreendida. Antes dos 40 segundos, a bola desviou no meio do caminho e surpreendeu o sistema defensivo e aproveitando da indecisão do goleiro Eduardo, Felipe bateu no ângulo abrindo o marcador para a equipe da Cepe. O gol logo no início e o clima de decisão deixou a equipe do técnico Léo Frazão tensa e não conseguia efetivar as ações ofensivas, porém não deixava a Cepe concluir, utilizando de forte marcação.
Quando faltavam 14 minutos, a partir deste tempo a ATLF parecia um rolo compressor para cima do adversário e passou a empilhar chances desperdiçadas. Nicolas quase fez, mas parou nas mãos de Eduardo Santos. Segundo depois, Pedro chegou a driblar o goleiro que se recuperou e fez a defesa. A Cepe não conseguia jogar e a ATLF com amplo domínio, quase fez com Alisson em jogada individual com velocidade pelo lado esquerdo, quando faltavam cinco minutos.
A pressão foi tão grande que o gol saiu no final do primeiro tempo. Com 40 segundos para encerrar, Dhionata em velocidade passou pelo adversário, na saída do goleiro tocou e no meio da área estava o capitão Alisson que só cutucou para a rede e deixou tudo igual: 1 a 1.
No segundo tempo, foi um jogo de um time somente. O mesmo ímpeto ofensivo se repetiu com a ATLF perdendo mais oportunidades. Faltando 14’, Alisson fez o pivô e girou, bateu forte para defesa de Eduardo Santos. Quatro minutos depois, Rian cruzou, Dhionata livre acertou a trave a na sequência Neander no rebote bateu e o arqueiro salvou novamente a Cepe. Com quatro minutos para encerrar, outra clara oportunidade entre inúmeras no jogo. Kaue saiu de trás, pelo meio e deixou Rian “pifado” para marcar e não alcançou. Aquela máxima de quem não faz leva, quase que se concretizou a favor da Cepe. Com 40 segundos para encerrar, Felipe quase fez para a Cepe e Eduardo fez a defesa. A ATLF teve no segundo final a chance com Rian que livre na saída do goleio bateu por cima e neste momento o apito final. Com o empate em 1 a 1, a ATLF está classificada para a próxima fase da competição e se ficar líder do grupo, garante vaga direta para a fase semifinal, sem precisar jogar as quartas. O último jogo desta fase deve ocorrer somente em setembro, pois Assoeva e Grêmio Náutico Gaúcho (GNG) ainda tem duas partidas em atraso para realizar. Confira classificação com pontuação e jogos respectivamente, garantem vaga as duas melhores do grupo: 1º ATLF (10 -5); 2º Cepe (7 – 5); 3º Assoeva (3 – 3) e 4º GNG (3 – 3).
Série Ouro
Uma partida de dois tempos completamente diferente em que o Gramado Futsal foi do céu e acabou no inferno. E o paraíso foi nos 20 minutos iniciais. Jogo começou truncado, equipes se estudando e o panorama passou a mudar quando novamente Nenê saiu do banco e entrou em quadra. Faltando 14’, de peito dentro da área quase. Três minutos depois, o camisa 8 recebeu de Renan Fogaça e abriu o marcador: 1 a 0. A dupla Nenê e Renan Fogaça voltou a funcionar novamente e desta vez, RF9 foi servido e ampliou para o Granado Futsal: 2 a 0. Faltando seis minutos, o terceiro gol e este veio em jogada coletiva. Léo avançou pelo meio da quadra, colocou para Renan Fogaça que este deu assistência a Juvena que só teve o trabalho de fazer o terceiro gol.
O Fontoura Futsal mesmo acuado teve oportunidades de marcar ainda no primeiro tempo, pois a equipe gramadense estourou o limite de faltas, Panga salvou duas vezes , mas em um destas, Ed que viria a ser o grande nome do jogo descontou no final do primeiro tempo.
Com a vantagem no placar, parecia que no segundo tempo o Gramado Futsal iria carimbar a vitória e a vaga antecipada, pois antes do primeiro minuto Juvena com toque sutil por cima do goleiro fez o quarto gol. A equipe gramadense ainda insistiu e perdeu algumas oportunidades, mas aos poucos o fôlego parecia ir embora e o Fontoura passou a explorar e faltando pouco mais de 16’, Edir bateu, a bola desviou e enganou Panga. Dois minutos depois em cobrança de escanteio, no pé da trave Ed descontou e em um contra ataque, faltando cinco para encerra Edir deixou tudo igual: 4 a 4. O Fontoura aproveitou os espaços e virou logo em seguida aos 3’ para encerrar, Bugatto fez o quinto e ele mesmo, tratou de ampliar para 6 a 4 para os visitantes nos segundos finais.
Confira classificação com pontuação e jogos respectivamente, garantem vaga as seis melhores do grupo: 1º SER Alvorada (34 -14); 2º Bento Futsal (30 – 14); 3º Rabelo (27 – 14); 4º APF (23 – 14); 5º Real Street (20 – 14); 6º Gramado Futsal (18 – 14); 7º Fontoura Futsal (17 – 15); 8º Erechinense (7 – 14) e 9º Figueira (4 – 15).