Tiago Manique
REGIÃO – A missão de conseguir classificação e títulos inicia hoje (22) e se encerra domingo (24) para quatro clubes da região nesta maratona decisiva para o Centro de Formação de Atletas Rico (CFARico), Serrano, Canela Esporte e Gramadense envolvidos na Lifesa, Copa Sesc, Gauchinho e Copa Mercosul.
Gramadense
O Centro Esportivo Gramadense (CEG) com a categoria juvenil iniciou a maratona decisiva na quarta-feira (20) quando foi até Ivoti, no estádio dos Eucaliptos, enfrentar o time da casa pelo primeiro jogo da semifinal da Lifesa. Com gol de Dudu, a equipe de Gramado venceu por 1 a 0. Na próxima terça (26) às 15h, no Campo da Baixada, terá a partida de volta e joga pelo empate para ir até a final. Caso seja derrotado por diferença de um gol, a partida será definida nos pênaltis, por dois ou mais a vaga será da equipe de Ivoti.
O clube volta ao campo pela categoria sub-16 novamente contra o Ivoti pela semifinal da Série Prata pela Copa Sesc, confronto que será decidido em jogo único, valendo vaga na final. No domingo (24) o Gramadense recebe a Apafut no campo do Gaúcho, no Mato Queimado, a partir das 9h em jogo válido pelo sub-14 da Copa Sesc e também será partida única para ir até a final.
Segundo o coordenador das categorias de base Lucas Roldo, o Gramadense chega pronto para todas as decisões. “Foi um ano intenso, de muito trabalho, muito esforço e conseguimos chegar nas finais de quase todas as competições que participamos, é o resultado do empenho e aplicação no trabalho que vem sendo desenvolvido”, afirma. A equipe ainda aguarda as definições dos adversários e datas das semifinais do Gauchinho.
CFARico e Serrano
As equipes canelenses do CFARico e Serrano entram em campo amanhã (23) no estádio Alberto Carlos Schwingler com duelos válidos pelas quartas de final do Campeonato Gauchinho. Estes dois times pelo sub-15, se enfrentam com partida iniciando às 9h40 e a equipe serranista joga pela igualdade no marcador para avançar na competição, enquanto o time do ‘Rico’ precisa vencer. Antes disso, o Serrano sub-13 enfrenta os donos da casa, o Igrejinha, e com a necessidade de vencer para avançar até a semifinal. A equipe juvenil do CFARico, às 11h encara o Grêmio Parobé e também precisa da vitória para passar de fase.
Outra tarefa do clube serranista será no domingo (24) e neste dia com possibilidade de conquistar títulos. Em Caxias do Sul, no campo da Universidade de Caxias do Sul (UCS) a equipe estará envolvida nas finais da Copa Mercosul. Pela Série Ouro, o sub-11 encara a Apafut e o sub-15 enfrenta a equipe do Juvenil. Já o sub-13 tem o compromisso pela Prata e o adversário na disputa pela taça será a Apafut.
Comandante da garotada, o técnico Carioca Sant'Ana admitiu a ansiedade, mas ponderou que todos no clube estão focados e sobre a parte psicológica revelou que deve ser utilizada de forma favorável nestes momentos. “Estamos ansiosos para as partidas, mas muito focados, onde acreditamos no nosso trabalho. Mesmo com o clima ter prejudicado um pouco nossos treinos nos campos na parte tática e técnica, mas as equipes estão unidas e com o emocional bem estabilizado, pois trabalhamos constantemente a parte do psicológico, para se tornar uma aliada em momentos decisivos como este. Sabemos também da tradição do clube com o futebol e acreditamos em bons confrontos. O que priorizamos são boas partidas com excelente qualidade técnica e respeito entre as equipes e quero aproveitar o momento para agradecer a atenção de vocês [Jornal Integração] para o esporte da nossa cidade”, citou.
Confiança no grupo de atletas e vivenciar este momento ‘histórico’ é apontado pelo técnico do CFARico, Augusto Rico como um dos fatores determinantes para estas decisões.
“Final de semana será de fortes emoções, procuramos sempre evoluir como ser humano e equipe e temos este conceito de sempre tentar trazer a vitória e vamos buscar a classificação neste momento mais importante da nossa recente história. Encarar de forma igual, queremos a vaga, confio no grupo e eles estão focados, somente a vitória nos interessa e é ela que vamos buscar”, comentou.
Canela Esporte
Entre os clubes da região, o caçulinha Canela Esporte criado recentemente com a sua categoria júnior na primeira competição que está atuando, o Gauchinho, já conseguiu vaga para a segunda fase. E domingo (24), no município de Campo Bom em estádio ainda a ser definido pela Sulicampe, organizadora do campeonato, a equipe canelense enfrenta às 17h10 o Deamari FCPA de Porto Alegre e precisa vencer para conseguir a vaga na final, o empate é da equipe porto alegrense, pois fez melhor campanha na primeira fase.
O maior trunfo do Canela Esporte está no banco de reservas. O experiente Pelé, técnico da equipe, carrega um currículo invejável e falou deste momento decisivo, da preparação junto ao grupo de jogadores e o quanto representa para o clube ter chegado neste ápice.
“Estamos trabalhando na base da conversa para dar tranquilidade aos atletas, sabemos da ansiedade de jogar mata-mata, temos que nos manter serenos e fazer um ótimo jogo. Para o projeto Canela Esporte é um passo muito importante, pois estamos neste pouco tempo de clube e já em um jogo decisivo de um campeonato muito competitivo. Estamos felizes de já fazer história na cidade, tenho passado isso para nosso grupo, ter felicidade, disciplina e fazer o que eles gostam que é jogar futebol”, finalizou.











