GRAMADO – Serão nove dias do Sul-Americano de Futsal Feminino Sub-20 com a participação de 10 seleções. A competição que se encerra sábado (10), reserva nesta sexta-feira (9), penúltimo dia do evento a final antecipada, onde Brasil e Argentina se enfrentarão às 15h, no Perinão, pela semifinal. Outra disputa desta fase, 17h, será entre Colômbia x Equador. Antes disso, 11h, Chile x Peru (decisão da 9ª colocação) e 13h, Venezuela e Bolívia (decisão da 7ª colocação).
Quem vencer os duelos das semifinais decidirão o título sábado, às 19h. As equipes que saírem derrotadas, disputarão a terceira colocação, às 16h. No mesmo dia, 14h, Uruguai e Paraguai se enfrentam para a disputa da quinta colocação.
Com cerca de 500 pessoas envolvidas na competição entre organização e delegações, o Sul-Americano de Futsal Feminino Sub-20, foi além das disputas dentro de quadra. O legado econômico foi destacado pelo secretário de Esportes e Lazer, Lucas Roldo, que além do turismo esportivo ter fomentado a rede hoteleira, gastronômica e comércio, a muitas contratações temporárias de pessoas que estão trabalhando na competição foram realizadas.
“ É um evento diferente de tudo que já foi feito, padrão Conmebol e CBF que não estávamos acostumados. Tivemos um bom retorno, do turismo esportivo e econômico, injetando diretamente mais de R$ 2 milhões de tudo que envolveu a competição. Estamos contentes em captar eventos que movimente o esporte e o turismo”, disse.
Os projetos sociais esportivos do município estão participando diretamente da competição, acompanhando a entrada das delegações em quadra e fazendo a reposição das bolas atuando como gandulas. Além disso, estudantes das escolas municipais também estão acompanhando as partidas. Na terça-feira (6), cerca de 100 alunos foram ao Perinão.
“Temos os projetos sociais esportivos e estes eventos, traz retorno para investimentos nos projetos. Esta proximidade boa com a CBF e Seleção, agrega muito para a participação das escolas, troca de vivência muito positiva, muitas atletas falando sobre como chegaram até a seleção. São oportunidades únicas para eles [estudantes] assistir essas profissionais é um grande incentivo”, pontuou.