Tiago Manique
GRAMADO – Nem a chuva e o frio, muito menos o campo encharcado e a cerração impediram o Centro Esportivo Gramadense (CEG) de fazer história na tarde de hoje, domingo (8), pela quinta rodada da Divisão de Acesso. Enfrentando o até então invicto líder Aimoré, o Trem da Serra venceu por 3 a 1, de virada, na Vila Olímpica.
Com gols de Léo Kanu, Wilsinho e Parisotto, o CEG não só conquistou uma vitória maiúscula contra um dos favoritos, como também quebrou a invencibilidade da equipe de São Leopoldo, que vinha embalada na liderança. Mauri marcou o único gol do Aimoré.
O resultado levou o Gramadense à quinta colocação, com 8 pontos conquistados, consolidando uma ascensão importante na tabela. O próximo compromisso será na quarta-feira (11), às 15h, fora de casa, contra o Gaúcho, na Arena BSBIOS, em Passo Fundo.
Primeiro tempo: da pressão visitante ao empate
A partida começou com amplo domínio do Aimoré, que abriu o placar logo aos seis minutos com Mauri, que acertou um belo chute colocado no canto direito do goleiro André. Dois minutos depois, Andriano Klein voltou a assustar em finalização rasteira, mas André espalmou para escanteio.
O Gramadense demorou a se encontrar em campo, mas ganhou volume de jogo a partir dos 14 minutos. Aos poucos, a equipe passou a ter mais posse de bola e controlar o ímpeto ofensivo do Índio Capilé. Aos 22, Maurício teve boa chance em chute forte de fora da área, travado pela defesa.
O empate veio aos 34 minutos: após cobrança de escanteio de Adriel, o zagueiro Léo Kanu subiu mais alto que todo mundo e cabeceou firme para o fundo das redes, deixando tudo igual. O Trem da Serra ainda teve outra boa chegada aos 47, com Wilsinho recebendo de Maurício e quase virando o jogo.
Segundo tempo: virada, brilho de Maurício e André
O segundo tempo começou com nova pressão do Aimoré. Aos 5 minutos, André fez grande defesa em chute de fora da área. No minuto seguinte, voltou a brilhar, salvando o Gramadense em dois tempos após finalização perigosa de Jadiel e rebote de Dieter.
A virada veio aos 22 minutos. Maurício, em grande atuação, deu passe açucarado para Wilsinho, que bateu cruzado sem chances para o goleiro Rodrigo Mama: 2 a 1. O golpe final veio cinco minutos depois. Em erro na saída de bola do Aimoré, Parisotto aproveitou a sobra após tabela com Maurício e marcou o terceiro do CEG.
Mesmo em desvantagem, o Aimoré tentou reagir. Léo Bahia obrigou André a fazer uma defesa espetacular aos 32 minutos, e aos 40, Felipe Guedes também parou no inspirado goleiro gramadense. Ainda houve uma bola na trave nos acréscimos, mas o placar permaneceu inalterado.
Virada de chave
A vitória pode marcar uma guinada definitiva na campanha do Gramadense, que agora embala na competição com moral elevada e confiança renovada. Se o ingresso na zona de classificação parecia distante há algumas rodadas, o resultado contra o líder aponta um novo rumo: o Trem da Serra está nos trilhos certos para sonhar alto na Divisão de Acesso.