CANELA – A expectativa é de casa cheia para hoje (1º) quando a partir das 20h30 no Ginásio Maristão as equipes da Femme e Antes do Bar começam a decidir o título do Campeonato Municipal de Futsal Feminino, conquistas que serão inéditas para os dois clubes.
Ambos se enfrentaram na semana passada e a Femme venceu por 3 a 2 e joga por um empate no tempo normal para se sagrar campeã. O Antes do Bar necessita vencer nos 40 minutos para forçar a prorrogação, sendo que neste tempo extra para ficar com a taça basta empatar, por ter realizado melhor campanha na primeira fase.
Nesta semana, representantes das duas equipes concederam entrevista no programa Redação JI na Rádio Integração Digital e falaram sobre a decisão e de que forma ambos estão se preparando.
Pelo lado da equipe da Femme de Canela, a goleira Natália mencionou sobre a preparação da equipe para esta decisão e valorizou que todos preservem principalmente a parte esportiva e avaliou a competição.
“Nesta final, temos que preservar a essência do esporte, jogar com amor pela camisa, respeito ao adversário e ter humildade, jogar com muita garra e determinação e apesar de algumas dificuldades no futsal feminino e alguns preconceitos, aos poucos vamos recebendo incentivo e o trabalho da organização do campeonato [DMEL] foi excelente, prova de que estamos em crescimento”, avaliou.
Vindo da vitória no primeiro confronto, a arqueira da Femme citou que para preservar a vantagem alcançada do primeiro jogo tem que conhecer o potencial do adversário e manter a mesma forma de atuar. “Primeiro temos que reconhecer o potencial das nossas adversárias que possuem um elenco muito qualificado e são merecedoras de estarem na final e temos esta vantagem e seguir com a mesma atuação do primeiro jogo”, comentou Natália que está na Femme há menos de um ano.
Pelo lado da equipe de Nova Petrópolis que mescla com atletas de Canela, o técnico Éverson Nogueira do Antes do Bar, mencionou que a preparação da sua equipe, além da parte técnica e tática a questão psicológica eu dos fatores mais trabalhado neste momento.
“Estamos trabalhando forte perdemos no primeiro jogo e o futsal não permite erros, erramos e tentar agora a reversão no próximo jogo. Estamos trabalhando muito o psicológico e treinando normalmente para acertar nesta final que vamos enfrentar uma equipe muito forte e bem treinada e esta competição é de um nível bem alto, equipes qualificadas, quem vencer será merecedor e estão de parabéns a organização por este grande campeonato”, disse.
Há cinco anos atuando na modalidade, Éverson alertou da falta de mais incentivo, principalmente na Região das Hortênsias [Canela, Gramado, Nova Petrópolis e São Francisco de Paula] para a prática do futsal e futebol feminino.
“O futsal e futebol feminino é pouco valorizado, atuo há cinco anos e não temos um grande incentivo na nossa região que tem muita visibilidade está no momento de todos se unirem e fomentar mais, pois atraem grandes públicos, famílias, torcidas e seria muito bom ter mais incentivo temos poucas competições anuais, principalmente em Canela e Gramado”, explicou.