CANELA – Com a suspensão das aulas devido à pandemia do novo coronavírus, a UCS Hortênsias adaptou sua rotina, a exemplo das demais unidades da Universidade. No dia 23 de março, após uma semana de parada para adaptação, tiveram início as aulas síncronas pelas quais acadêmicos e professores interagem ao mesmo tempo via plataforma Google Meet. Seguidamente, a UCS Hortênsias tem recebido retornos positivos em relação ao uso dessa ferramenta útil pera estes tempos.
As aulas funcionam on-line, no mesmo horário das presenciais. Os professores explanam o conteúdo, expõem materiais e orientam como se estivessem em sala de aula. "Nós tivemos que encontrar uma solução que não minimizasse a qualidade do nosso ensino, assim como todos os campi da Universidade. O melhor de tudo é saber que a tecnologia aplicada tem dado certo pelas avaliações que recebemos, tanto de acadêmicos quanto dos professores que abraçaram a proposta", diz a diretora da UCS Hortênsias, Margarete Lucca.
Além dessa estratégia cujo sucesso se deu graças ao trabalho de tecnologia já desenvolvido pela UCS, a Secretaria do campus adotou o trabalho por home office, com a devida assistência à comunidade acadêmica. Já os atendimentos presenciais devem retornar aos poucos, com divulgação semanal, nos canais da UCS Hortênsias, de horários e restrições aos públicos do grupo de risco.
Os estudantes podem agendar o atendimento presencial pelo WhatsApp (54) 9 9941.8476 ou pelo e-mail direcaohortensias@ucs.br. Também, eles podem retirar materiais da biblioteca do campus ao enviar e-mail para [email protected], a fim de um atendente separar as obras e agendar data e horário de entrega. Porém, a comunidade acadêmica pode consultar um acervo enorme de exemplares na Biblioteca Virtual da UCS, pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).