InícioNotíciasEducaçãoSenac abre curso médio em Caxias do Sul

Senac abre curso médio em Caxias do Sul

Tempo de leitura: < 1 minuto

Aulas serão ministradas, ao longo de três anos, na escola localizada na Avenida Júlio de Castilhos (Foto Divulgação)

O Senac-RS está com inscrições abertas para uma formação inédita para a instituição: o Ensino Médio Senac. As aulas, que terão início em 2 de março em Porto Alegre e Caxias do Sul, oportunizam que o estudante vivencie de forma concreta a construção do conhecimento por meio de metodologias desafiadoras, que possibilitam a transformação tanto do contexto em que vivem quanto de si mesmos. O estudante termina o ensino médio com uma profissão e um projeto de vida.

A proposta é ofertar o curso de técnico em informática para internet integrado ao ensino médio, com ênfase no mindset tecnológico humanizado. Ao longo dos semestres serão desenvolvidas competências cognitivas, emocionais e técnicas com o objetivo de preparar os estudantes para que sejam protagonistas do seu futuro, atuando em profissões que ainda não existem, usando tecnologias ainda não inventadas e resolvendo problemas conhecidos ou desconhecidos.

A pedagoga do Senac Caxias do Sul, Priscila Brasil Sigales, comenta que os pais dos alunos relatam que o ensino tradicional não é mais tão estimulante e desafiador para o jovem. "Os pais entenderam que a nossa proposta é focada no desenvolvimento integral do aluno, de forma colaborativa e interdisciplinar, e que a família é essencial nessa etapa tão importante na vida dos filhos”, explica.

O curso, com três de duração e que compreende toda a base nacional comum curricular do ensino médio, também desenvolve competências relativas a aplicações para internet, além de preparar o estudante para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), para o vestibular e o mercado de trabalho. “O diferencial está em preparar um jovem capaz de mudar seu futuro por meio da educação de qualidade", afirma José Paulo da Rosa, diretor regional do Senac-RS.

As matrículas estão abertas e são limitadas. Mais informações pelo telefone (54) 3225-1666, site www.senacrs.com.br/ensinomedio ou presencialmente no Senac Caxias do Sul, localizado na avenida Júlio de Castilhos, 3638.

 

REELEIÇÃO NA FUCS

O Conselho Diretor da Fundação Universidade de Caxias do Sul reelegeu José Quadros dos Santos para a presidência do órgão. Quadros representa a Câmara de Indústria, Comércio e Serviços no conselho. Na mesma reunião, os conselheiros elegeram Mauro Gilberto Bellini, representante do Governo do Estado, para a vice-presidência. O mandato é de três anos e a posse está marcada para maio próximo.

JÚLIO HECK SEGUE À FRENTE DO IFRS

Foto Fernando Menegatti, Divulgação

A nomeação de Júlio Xandro Heck para mais um mandato de quatro anos como reitor do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) foi publicada no Diário Oficial da União. O novo período teve início na segunda-feira, 17 de fevereiro. Ele foi reeleito pelos estudantes e servidores em pleito realizado em outubro de 2019. Heck ocupa o cargo de reitor como pro tempore desde maio de 2018. Ele assumiu um mandato após ter sido eleito em pleito excepcional devido à vacância do cargo. A posse se dará no Ministério da Educação, em Brasília, em data a ser definida.

A reitoria do IFRS fica localizada em Bento Gonçalves. O instituto oferece cursos gratuitos em 16 municípios do Rio Grande do Sul. São cursos de nível médio (técnicos que podem ser cursados de forma integrada, concomitante e subsequente ao ensino médio), superiores (de graduação e pós-graduação) e de extensão. As unidades estão localizadas em Alvorada, Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Erechim, Farroupilha, Feliz, Ibirubá, Osório, Porto Alegre (duas), Rio Grande, Rolante, Sertão, Vacaria, Veranópolis e Viamão. No total, são cerca de 22 mil alunos e 200 opções de cursos.

IDEAU É CREDENCIADA COMO CENTRO UNIVERSITÁRIO

Com aprovação unânime do Conselho Nacional de Educação, a Faculdade IDEAU recebeu oficialmente o credenciamento de Centro Universitário, conforme portaria n° 219, publicada no dia 6 de fevereiro. A mudança de status é resultado de avaliação do Ministério da Educação (MEC), que analisou infraestrutura, corpo docente e cursos oferecidos. A partir de agora, a instituição, que há 15 anos atua na educação superior, terá autonomia para implementar mais cursos de graduação e pós-graduação, bem como a expansão de polos, sem que seja necessária a aprovação do MEC. O agora Centro Universitário IDEAU têm unidades em Bagé, Caxias do Sul, Getúlio Vargas e Passo Fundo.

UERGS TEM VAGAS NO PROGRAMA MELHOR IDADE

A Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) está recebendo inscrições para o Programa Melhor Idade, que possibilita a pessoas com 30 anos ou mais participarem de aulas em disciplinas da graduação ou da especialização da instituição. Na unidade de Caxias do Sul as vagas são para o curso de Contabilidade e Custos. O Programa Melhor Idade tem o objetivo de ampliar a participação de adultos e idosos no ambiente acadêmico, aproximar a Universidade da comunidade na qual está inserida e possibilitar a troca de conhecimentos entre sociedade e a academia. No final do curso, os participantes receberão certificados de atividade de extensão. O edital com as informações sobre a inscrição, a relação dos cursos e o formulário estão disponíveis no site proex.uergs.edu.br. As inscrições devem ser feitas até a sexta, 21 de fevereiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Conteúdo protegido