InícioEducaçãoSerra GaúchaParque Aldeia do Imigrante recebe acervo da banda Nenhum de Nós e...

Parque Aldeia do Imigrante recebe acervo da banda Nenhum de Nós e ganha novas atrações para a temporada

Tempo de leitura: < 1 minuto

Nova Petrópolis integra a Serra Gaúcha, um dos principais destinos turísticos do Brasil e contém o Parque Aldeia do Imigrante, o primeiro e maior atrativo turístico da cidade, com 36 anos de história e 10 hectares de área que proporciona diversão, cultura e natureza.

O parque detém em seu patrimônio histórico o Museu Municipal, que na última semana recebeu doação do acervo pessoal de um integrante da Banda “Nenhum de Nós”. Na ocasião foram entregues os trajes confeccionados em 1991 e utilizados no casamento do baterista da banda, Sady Homrich com Mari, sua esposa já falecida. O estilo das roupas é típico germânico, e por existir essa forte conexão é que o museu do parque foi escolhido como o melhor local para preservar as peças que carregam uma história cheia de amor e própria da cultura local.

Frau Heumann é a amiga do baterista, e foi quem procurou o Museu Histórico, e em consentimento com Sady, propôs a doação dos trajes. Assim que acionada, a administração prontamente concordou em expor as peças em seu acervo, considerando a trajetória do casal e de Frau Heumann na cidade, o parque viu a oportunidade de fazer parte dessa história e de partilhá-la com seus visitantes.

No momento da cerimônia de entrega, Sady Homrich revelou que neste ano o casal completaria 30 anos de casamento. Foram citadas as costureiras que trabalharam nas roupas, Eredi Heumann e Marli Schuck, já Leana Thile confeccionou os bordados dos trajes. Estiveram presentes ainda o consultor de revitalização da Urbanes, Cláudio Weber, alguns familiares e amigos que acompanharam a trajetória do casal. Os trajes de núpcias estão em perfeito estado, agora expostos em manequins para apreciação do público que visita o Parque Aldeia do Imigrante.

Além disso, nos últimos três anos, a concessionária do parque, Urbanes Empreendimentos vem cumprindo sua missão de trazer melhorias em reforma, ampliação e construção de novos atrativos nas áreas de lazer do parque. Lideradas pelo consultor de revitalização do Parque, Cláudio Weber, algumas das obras estruturais já entregues foram nas edificações da Aldeia Histórica: a reforma da galeria de lojas, do Biergarten e do lago dos pedalinhos, além das diversas áreas comuns de lazer, como de ciclovias e de chimarródromos.

Crédito: Cláudio Weber

Outra nova atração é o primeiro Termômetro de Mercúrio da Cidade, idealizado em parceria com a Sicredi Pioneira RS. Com características germânicas, foi inspirado em monumentos da Europa e manualmente esculpido pelo escultor local, Rui Roberto Dummer. Com adornos e folhas de plátano, o termômetro foi instalado próximo ao Coreto, com visibilidade para quem chega ao Parque.

De acordo com Cláudio José Weber, consultor de Revitalização do Parque, o objetivo com este atrativo é proporcionar aos turistas mais um espaço para fotos. Mais uma atração pensada e planejada em detalhes, é o Espaço do Cristo, junto ao Lago dos Pedalinhos, que recebeu um deck completamente novo, floreiras e bancos, para proporcionar um espaço de descanso, conforto e contemplação. Como mais um diferencial, o parque possui um balanço para uso exclusivo de cadeirantes, sendo o primeiro instalado em espaço público em Nova Petrópolis, uma marca da inclusão no empreendimento.

Com experiências ao ar livre e atrações para visitantes de todas as idades, o parque está pronto para atender todos os visitantes que irão conhecer mais sobre a cultura germânica, desde a culinária típica alemã até as construções enxaimel tradicionais da época.

O Parque Aldeia do Imigrante fica na avenida 15 de Novembro, 1966, no Centro de Nova Petrópolis. O horário de visitação é diariamente das 9h às 18h (Venda de ingressos até as 17h15). Informações sobre compra antecipada de ingressos podem ser obtidas pelo WhatsApp (55) 999311639 ou no site www.aldeiadoimigrante.com.br .

Crédito: Cláudio Weber

Conteúdo relacionado

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Conteúdo protegido