As saborosas pizzas da Pizzaria The Petit, de Canela, se tornaram conhecidas por todos os públicos da região. Com diversos sabores e uma massa diferenciada, a pizzaria conquistou muitos clientes na Região das Hortênsias, no Vale do Paranhana e Sinos. Por trás das técnicas e da receita bem preparada, existe também um talentoso empreendedor, Peterson Secco Oliveira.
Criado em Canela com seus três irmãos, Peterson sempre foi incentivado pelos pais a estudar e ter sua própria profissão. Desde pequeno, estudou em escola particular e, em seguida, estudou Eletrotécnica no Cimol, de Taquara. Neste curso, aprendeu muito do que sabe sobre gestão e segurança do trabalho.
Apesar do apoio dos pais com os estudos, Peterson precisou começou a trabalhar cedo, aos 13 anos, como servente de pedreiro para ter seu dinheiro próprio e pagar as coisas que queria comprar para si. Após um ano e meio, entrou na gastronomia, trabalhando como garçom em pizzaria por vários anos e em diversos estabelecimentos entre Canela e Gramado, adquirindo experiência.
Motivado pelos estudos, se mudou para Taquara. Nesta época, trabalhava na pizzaria Didani e, ao mesmo tempo, estudava no Cimol. Foi nesse emprego que Peterson aprendeu muito sobre os processos manuais da profissão. Durante as férias do curso, retornou para Canela e acabou ficando. Já na Serra, voltou a trabalhar em pizzaria como funcionário.
Logo em seguida, em 2011, Peterson decidiu criar seu próprio negócio, a The Petit Pizzaria, empreendimento montado com um empréstimo de R$ 16 mil de sua avó materna, Dina Secco. Observando as tendências, abriu um pequeno estabelecimento nos fundos de casa, no bairro Palace Hotel, para produzir pizzas para tele-entrega. A peça tinha apenas 20 m² e possuía somente uma pia, o forno, bancada para montagem, freezer, balcão e telefone. “Mesmo sendo um negócio pequeno e só para entrega, muitos vinham lá buscar a sua pizza, mesmo sendo no fundo do quintal”, conta.
Após um ano e meio em um pequeno espaço, as encomendas cresceram e Peterson precisou ampliar a peça para 100 m². Em seguida, veio para o Centro de Canela, em cima do Mercado Serrano, quando começou a trabalhar com as pizzas servidas no próprio local. Lá ficou por dois anos e meio, até mudar para o atual endereço, na avenida Osvaldo Aranha, 435.
Há alguns anos, a The Petit implantou a modalidade de pizzas por fatia, que são comercializadas durante a madrugada. Além da pizzaria em Canela, já são várias filiais nas cidades de Gramado, Nova Petrópolis, São Francisco de Paula, Três Coroas, Igrejinha, Taquara, Parobé, Sapiranga e Capão da Canoa.
Em Taquara Peterson acabou adquirindo aquela que na época em que morava e estudava na cidade lhe deu um emprego, a Didani. E no início deste mês inaugurou mais uma unidade em Taquara. São 16 mil pizzas vendidas por mês e cerca de 10 mil pessoas se deliciando com os mais diversos sabores de pizza nos cinco restaurantes e nove unidades de delivery.
Desde que iniciou, a receita das famosas pizzas de Peterson segue a mesma. O que mudou, de acordo com ele, foram as técnicas aplicadas, como a maturação da massa. Buscando aperfeiçoar a qualidade do produto, Peterson fez cursos de especialização.

Fora o sucesso que faz na região, a saborosa pizza do The Petit está registrada no Livro dos Recordes do Brasil, na categoria de pizza gigante, chegando a 3,35 metros. Parte do sucesso de Peterson é influência de sua família, que sempre esteve presente ao seu lado.
ESTADOS UNIDOS – O empresário e pizzaiolo, Peterson Secco, esteve nos Estados Unidos onde participou da maior conferência de pizzas do mundo, a PizzaExpo, em Las Vegas. O evento, que aconteceu de 28 a 30 de março, reuniu os fornecedores de vários países, oferece workshops liderados pelos principais profissionais do setor, apresenta novas tendências e inovações, e reúne competições de estilos variados de pizza, que inclusive Peterson fará parte na categoria pizza napoletana.
Ele será o único representante gaúcho e um dos 10 empresários no país que viajarão para conferir de perto as novidades. Antes de chegar na conferência, Peterson participa de um estágio de 10 dias em uma pizzaria americana de San Diego, para acompanhar de perto os bastidores da produção do país.