InícioNotíciasEconomiaOrganização cancela ExpoBento deste ano

Organização cancela ExpoBento deste ano

Tempo de leitura: < 1 minuto

Pela primeira vez em sua história, desde que foi criada em 1990, a ExpoBento cancelou a realização de uma edição. A decisão foi tomada pela comissão organizadora em função da pandemia da covid-19, que alterou planejamentos e comportamentos em âmbito mundial. Até anunciar a medida, a comissão avaliou uma série de possibilidades desde o início do ano.

O diretor-geral da 30ª edição, Gilberto Durante, explicou que o compromisso sempre foi o de buscar a conciliação responsável e equilibrada entre o bem-estar e a segurança dos expositores, equipes de trabalho, prestadores de serviço e visitantes, e os interesses econômicos e de geração de negócios. Inicialmente marcada para 5 a 14 de junho, foi remarcada para 8 a 18 de outubro, na expectativa de encontrar condições favoráveis para sua realização. Agora, está confirmada para ocorrer de 3 a 13 de junho do próximo ano, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves, de forma conjunta com a 17ª Fenavinho.

Diversos fatores apontaram para uma realidade diferente do inicialmente previsto. “Mesmo com o cumprimento de todos os protocolos e aplicação dos recursos hoje disponíveis, anda não é possível promover um evento da envergadura da ExpoBento, com seus 450 expositores e mais de 250 mil visitantes, com plenas condições de segurança. Arriscar em questões que envolvem a preservação da saúde não é uma opção. Entendeu-se, ainda, que realizar uma feira repleta de restrições comprometeria os resultados entregues ao expositor”, argumentou.

Em recente consulta feita pela organização às empresas participantes, mais de 90% indicaram a preferência pela não realização do evento em 2020, sob as atuais circunstâncias. O poder público, parceiro nos contextos de ExpoBento e, principalmente, Fenavinho, foi colocado a par de todos os indicadores avaliados nesse cenário e previamente informado da decisão do adiamento. “Temos a certeza de que não foram medidos esforços para tentar viabilizar a realização neste ano, porém as circunstâncias não o permitiram. Todo o grupo continuará comprometido com o objetivo de entregar à comunidade uma feira e uma festa que cumpram seus propósitos de fomento à economia, de valorização turística e de oferta de entretenimento de qualidade para as famílias, como sempre tem ocorrido”, afirma Rogério Capoani, presidente do Centro da Indústria, Comércio e Serviços (CIC), promotora dos eventos.

A diretoria da feira e o comitê da festa estudam a promoção de projetos paralelos, com atividades ainda ao longo desse ano, como a arena E-Sports, competição de games eletrônicos, confirmada para outubro no formato digital. “Em breve, outras ações serão anunciadas. Estamos trabalhando na formatação de eventos em formato digital e híbridos, que permitam levar ao público, ainda que de um modo diferente, a proposta de alegria que caracteriza especialmente a Fenavinho”, adianta Roberto Cainelli Júnior, coordenador do comitê da festa.

Outro projeto assinado pelo CIC, que também terá sua realização cancelada, é a sétima edição da Sparkling Night Run. Inicialmente agendada para novembro, ainda não tem data confirmada para 2021.

Conteúdo relacionado

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Conteúdo protegido