Integrando as comemorações dos 70 anos das Empresas Randon, o Instituto Elisabetha Randon (IER) fez, na manhã de quarta-feira (8), o lançamento da pedra fundamental do Memorial Randon. Além dos familiares de Raul Anselmo Randon, fundador da organização e falecido em março de 2018, a cerimônia contou com a presença de empresários e autoridades. Também houve o armazenamento de uma cápsula do tempo, inserida na pedra fundamental do memorial por Nilva Randon, viúva de Raul Anselmo Randon, e pelo filho David Randon, presidente das Empresas Randon. No interior da cápsula há visões da esposa, dos filhos e de executivos do grupo sobre como a organização estará em 2049, ano do centenário.
Conforme Maurien Randon, diretora-presidente do IER, o Memorial será um espaço de preservação não somente da trajetória das Empresas Randon, mas da evolução do setor de transporte de cargas brasileiro. O material que irá compor o acervo começou a ser coletado no início dos anos 2000. Dentre eles estão documentos, fotos, objetos e relatos.
O acervo atual contém mais de 30 mil itens, guardados em uma sala nas dependências da Randon. “É uma forma de homenagearmos a todos os que contribuíram e que ainda contribuem para o fortalecimento do transporte de cargas, que, desde o seu início, sempre foi e continua sendo de extrema importância para o desenvolvimento do Brasil”, destacou.
Localizado próximo ao Jardim Botânico, no Bairro Saint Etienne, em Caxias do Sul, em uma área de 49 mil m², com 3 mil construídos, o Memorial Randon será um espaço de visitação para público em geral. Haverá salas de pesquisa, videoteca, auditório com cadeiras removíveis, exposições, espetáculos e oficinas culturais, além de café bistrô e loja de souvenirs. O complexo terá a reprodução de três prédios históricos usados pela empresa desde sua fundação, em 1949, e que abrigaram a ferraria e a Mecânica Randon. “As obras terão início nos próximos dias, com expectativa de inauguração entre 2022 e 2023”, salientou.
Empresários do ramo automotivo e do transporte rodoviário de cargas interessados em conhecer melhor o projeto ou em se tornarem parceiros podem entrar em contato pelo telefone (54) 9.9976-2318, com Enio Borba, ou email [email protected]. O IER está fazendo captação de recursos por meio da Lei Rounet.