Mais de 900 pessoas, de 19 municípios da região Uva e Vinho, participaram do encontro e feira de negócios (Foto Eduardo Benini, Divulgação)
Projeção de negócios na ordem de R$ 2 milhões para os próximos meses, lançamento da nova identidade visual e um novo espaço para troca de ideias. Esse é o resultado do 10º Encontro da Gastronomia e Hotelaria e 4ª Feira de Negócios Região Uva e Vinho, eventos realizados pelo Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria (SEGH), na segunda (11/11), no Centro de Eventos dos Pavilhões da Festa da Uva, em Caxias do Sul. Em torno 900 pessoas, dos 19 municípios que compõem a base territorial da entidade, participaram das atividades, que, além de contatos, network e informação, ajudou a encaminhar vendas num volume que é o dobro em relação à edição do ano passado.
O presidente do SEGH, Vicente Perini Filho, fez um balanço dos eventos promovidos pela entidade durante o ano, como o Jantar Sob As Estrelas, Temperar – Cozinha e Mercado, Dia do Vinho, Semana Municipal da Gastronomia e Hotelaria e Viagem dos Sabores, além das atividades de segunda. O dirigente enfatizou o objetivo de ajudar a profissionalizar os setores da gastronomia e hotelaria com as apresentações no Espaço do Conhecimento e a renovação proposta para as próximas ações da entidade. “O momento é de avançar nas conquistas, valorizar ainda mais a categoria e de forma especial os associados. Estamos atravessando um período de mudanças, com alguns avanços com relação à flexibilização da legislação, que pode abrir portas e proporcionar crescimento ao segmento e precisamos estar preparados”, propôs.
O presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), Alexandre Sampaio, elogiou o crescimento e a organização do evento, colocando o SEGH como um exemplo do que um sindicato pode realizar pelos associados. “Uma entidade sindical moderna precisa ter o papel de ser um indutor do crescimento do setor, agregar serviços e defender a categoria, oferecer qualificação e oportunidades de negócios”, disse. O presidente também citou a necessidade de estabelecer algum tipo de equiparação de plataformas de hospedagem com o setor hoteleiro para que não ocorram perdas ainda maiores e concorrência desleal com os empreendimentos. “É preciso estudar alternativas para legalizar essa atividade, sem onerar o consumidor, e de uma forma que os municípios possam ter alguma contrapartida, já que é uma atividade que tem crescido de forma exponencial”, concluiu.
A nova identidade do evento apresentada pelo diretor da Flux Mídia Gastronômica, Mauricio Boeira, faz a junção de alguns preceitos que o evento traz e que devem ser reforçados a partir do próximo ano. Destaque para a marca e-segh, lembrando palavras como “encontro” e “experiências”.
Durante a cerimônia foi assinado documento que selou a doação de 20 mil ingressos da ExpoBento 2020 aos associados e parceiros do SEGH. Os bilhetes permitirão que os empreendedores possam se atualizar com outros fornecedores da rede de produtos e serviços da região.
Espaço do Conhecimento
Entre as novidades da edição deste ano, o Espaço do Conhecimento esteve lotado nas quatro apresentações. A primeira foi com Thiago Miotto, mostrando as experiências do Ponto dos Cafés e as alternativas práticas para os bares, restaurantes e hotéis. Já o consultor de marketing do Sebrae RS, Thomas Hartmann, falou sobre “Como conquistar clientes pelo Google Meu Negócio e TripAdvisor”. O turismo de experiência foi destacado com a apresentação do case “Hospitalidade e Natureza”, do empreendimento rural Monã, de Canela, com Daniel Castelli. Para encerrar, o chef senegalês Mamadou Séne, falou sobre “Gastronomia, sabores e tendências” e elaborou um ossobuco.