A Dauper Indústria de Biscoitos é uma empresa local que se tornou referência no mercado brasileiro de Co-Manufacturing, marca própria e ingredientes. Desde a fundação, em 1989, até os dias atuais, é uma empresa que cresce ano após anos.
O sonho começou em meados da década de 1980, quando Márcio Peres foi estudar inglês em Boston, Estados Unidos. Lá, em 1986, conheceu a peruana Ana Maria e logo se casaram. E também em Boston conheceram os cookies americanos, que são biscoitos com pedacinhos de chocolate. A paixão por estes biscoitos os levou a iniciar uma produção caseira. Na época, a iguaria ainda era desconhecida no Brasil.

Márcio é carioca e conhecia a Região das Hortênsias porque vinha passar férias na casa da mãe, que morava em Canela. Em 1989, quando o casal veio para a Serra, logo abriu a primeira fábrica da Dauper na rua dos Pinheirais, na Vila Suzana. O espaço físico era pequeno, cerca de 30m², e a produção era de 10 quilos por hora.
No mesmo ano conquistou o primeiro cliente, a Prawer. “Desde aquela primeira fábrica, até hoje, sempre mantivemos foco na qualidade, isso sempre foi muito forte na gente”, enfatiza Márcio. Em 1990, depois de inúmeros testes e adaptações, a Dauper foi aprovada para ser fornecedora do McDonald’s. O contrato era de exclusividade, mas foi muito celebrado por Márcio e Ana. “Na época foi como ganhar na loteria, foi uma grande vitória”, descreve.
Em 1993, o McDonald’s aprovou o produto para toda a rede e a produção subiu para 50kg/h.

Dali em diante o crescimento da empresa foi mais acelerado. Em 1996, houve a instalação da primeira linha automática e a produção aumentou para 150kg/h.
Em 2002, o McDonald’s decidiu retirar os cookies do cardápio. Como o contrato era de exclusividade, a notícia caiu como uma bomba para a Dauper. Foi fixado um prazo de um ano para os cookies irem saindo do cardápio do Mc e para a Dauper ir buscando alternativas. “Aquilo parecia ser uma notícia muito ruim, mas vimos que o mundo é muito maior que o McDonald’s e a partir dali a empresa só expandiu”, comenta.
Em 2005, veio a certificação ISO 9001:2000, sendo uma das primeiras industrias brasileiras a ter essa certificação. No ano seguinte houve a mudança da fábrica para Gramado, em uma área de 3.000 m² e a capacidade de produção foi elevada para 600kg/h. Naquele ano, a Dauper já fornecia para as maiores marcas de alimentos do mundo.
Três anos mais tarde, já em 2009, a fábrica em Gramado já não comportava mais a necessidade de produção e era preciso um novo espaço. Na época, Márcio chegou a procurar outros estados em busca de benefícios fiscais e chegou a comprar uma área no Rio de Janeiro para levar a Dauper embora. Um amigo de Márcio, que conhecia a governadora Yeda Crusius, ligou para ela comunicando o fato e uma legislação estadual foi criada concedendo benefícios fiscais para manter a Dauper no estado.

E os planos de expansão tiveram sequência. Em 2012, a Dauper inaugurou no centro de Canela, em frente à Catedral de Pedras, a primeira loja de Cookies Gift do Brasil. E no ano seguinte Jorge Paulo Lemann (economista renomado, ligado a marcas como Ambev, Burger King e Americanas) e Marcel Telles (sócio de Lemann) compraram ações da empresa e se tornaram sócios de Márcio e Ana. A chegada de ambos deu novo fôlego para ampliar os investimentos e impulsionar o crescimento da empresa.

Em 2014, já com as instalações no Distrito Industrial em Canela, ocupando uma área de 56 mil m² e um pavilhão com 12 mil m², foi possível bater a marca de 350 toneladas por mês. Em 2018, houve nova ampliação com a instalação da 4ª linha de produção e a capacidade foi produtiva subiu para 550 toneladas por mês.
Em 2020, Lemann e Telles decidiram deixar a sociedade e Márcio e Ana também teriam que se retirar, mas repensaram e optaram por trocar a aposentadoria por continuar à frente da empresa adquirindo as ações e assumindo 100% da empresa. E a Dauper voltou a ser familiar. O crescimento continuou, o faturamento em 2022 foi o dobro de 2020, e em 2024 deverá ser o dobro de 2022.

Neste ano, está prevista uma nova ampliação na linha de produção. Outra novidade é a entrada no setor de chocolates, cuja primeira linha começa em setembro. A loja da Dauper será remodelada para agregar experiência, ou seja, o visitante poderá fazer o seu próprio cookie. Outro plano de expansão está no mercado de franquias, a estimativa é abrir mil lojas em 5 anos.
Atualmente são cerca de 260 colaboradores e na ampliação que haverá ao longo deste ano mais 120 postos de trabalho serão abertos. “Tenho certeza que o que faz a empresa são as pessoas, tem que ter as pessoas certas e cuidar delas. Quem conhece a Dauper sabe que aqui é um excelente lugar para trabalhar”, define Márcio.