Otimismo atual pode recuar diante dos acontecimentos recentes (Foto Fecomércio-RS, Divulgação)
O Índice de Confiança dos Empresários do Comércio (ICEC-RS), divulgado na segunda-feira, 2 de março, pela Fecomércio, mostrou avanço na confiança em fevereiro, com variação de 2,8% ante o mês anterior, atingindo os 123,1 pontos. "A recuperação da confiança vem acontecendo, sobretudo pela percepção de condições atuais melhores", avalia Luiz Carlos Bohn, presidente da entidade.
O Índice de Condições Atuais avançou nas duas bases de comparação, 6,3% em relação ao mês anterior e 10,2% ante fevereiro de 2019, e alcançou 112,3 pontos, registrando o maior nível desde maio de 2012. O subíndice relativo à situação atual da economia, 105,8 pontos, chegou ao nível otimista pela primeira vez desde maio de 2019.
As expectativas se mantêm em patamar bastante otimista, mas parecem estar ainda em processo de ajuste. “Vamos esperar para ver como questões mais recentes, como o avanço do coronavírus e a tensão na cena política, poderão impactar as expectativas”, ponderou Bohn. A data em que foram coletados os dados, últimos 10 dias de janeiro, não são capazes de refletir a conjuntura mais recente.