Contrata-se

Tempo de leitura: < 1 minuto

Agora há pouco, às 14h, conversei com o prefeito eleito de Canela, Gilberto Cezar (GC). Nos encontramos ao acaso na rua coberta. Claro que aproveitei para atualizar as informações.
De fato, ainda há muita coisa a ser definida. Existe uma grande diferença entre o desejável e o possível. Nem todos os que ele deseja estão disponíveis no mercado de trabalho. Técnicos são diferenciados, especializados em algo, e estão empregados. Além disso, o salário que o prefeito tem para oferecer não é tão atrativo. E a função pública exige muito e expõe completamente a vida pessoal. Já houve quem confirmou e depois pensou melhor. Mas ele segue na busca, com o maior entusiasmo para montar o melhor time que Canela possa ter.

Bastidores

Com certeza, além dos dois anunciados até aqui, alguns outros nomes já estão definidos, mas, por alguma estratégia, estão aguardando a anunciação. Por exemplo, na saúde, dá quase para afirmar que o secretário será Jean Spall. A PGM deve ficar para o atual PG da Câmara, Fabiano Faes, o Binho. Administração/Governo (neste setor GC pretende mexer) deve ficar com Evandro Cardoso, e por aí vai. Perguntei a ele ontem sobre Vellinho Pinto, ao que respondeu: é um bom nome. E acrescentou que o PDT não faz nenhuma exigência por ter o cargo de vice.

Saintes

Certo dia encontrei estres dois prefeitos numa conversa descontraída, bem diferente daqueles que estão montando times para assumir em janeiro. O prefeito de Nova Petrópolis, Jorge Darlei Wolf, à esquerda, não tentou a reeleição e o de São Chico, Marcos Aguzolli, está no segundo mandato e elegeu o sucessor, Tiago Teixeira (PDT) com um vice do seu partido, Beto Lopes (PP). Eles devem pensar sobre seu sucessor “dia 1º de janeiro a pauleira vai começar”.

Frustrações

Haverá frustrações. Tem gente esperando, esperando, imaginando, mas que vai ficar nessa. Muita gente elogiando publicamente (na Câmara de Vereadores, por exemplo) achando que vai vir algum convite, mas que não está nem no plano do terceiro escalão de GC.
Gilberto Cezar destacou na conversa informal que tivemos que vê uma oportunidade ímpar de o município ter um bom time, montado sem nenhum compromisso partidário, visando apenas o bom rendimento e o cumprimento das principais promessas de campanha.

Mudanças na estrutura

Algumas mudanças em secretarias estão no radar do novo prefeito. Na Administração e Governo, e no Trânsito e Fiscalização ele pretende fazer alterações. Claro que isso terá de passar pela Câmara, mas não há razão para os vereadores não aprovarem. A joia da coroa é a Guarda Armada. GC aposta muito nisso. Colocar fiscais com respaldo, treinados e equipados para o que se apresentar. O modelo que ele tem em vista é o de Bento Gonçalves, onde seu correligionário Diogo Segabinazzi Siqueira foi reeleito prefeito. Diogo esteve na mídia nacional esta semana devido ao seu projeto de oferecer emprego aos beneficiários do Bolsa Família para tirá-los da miséria. Assim, Diogo está de olho nas praças públicas, oferecendo emprego aos desocupados, recuperação em clínica ou, como terceira hipótese, uma passagem só de ida para qualquer parte do Brasil. A vagabundagem que aguarde!

Economia

Um dos pontos mais vistosos de Canela vai ser renovado e ter nova administração. É a esquina da Osvaldo Aranha com a Júlio de Castilhos. O empresário e político Leandro Oliveira tem contrato assinado e vai fazer toda uma reformulação daquele local. Na real, aquele prédio nem será aproveitado, dando lugar a um novo projeto, moderno, lindo. “Vai ser o único restaurante no Centro, com 50 vagas de estacionamento”, proseou Leandro, que está fazendo o maior sucesso com o La Estación.

Por que?

O prefeito de Canela, Constantino Orsolin, participou como palestrante no 7º Congresso Mineiro de Novos Gestores, promovido pela Associação Mineira de Municípios (AMM), que aconteceu entre os dias 12 e 13 de novembro em Belo Horizonte (MG).
Em razão dos diversos empreendimentos que a cidade conquistou durante seus dois últimos mandatos, ele foi convidado a falar sobre isso no painel “Desenvolvimento Econômico do Município”. Além de merecer o reconhecimento, tais eventos servem muito bem para divulgar o município, considerando que são 853 prefeitos em MG. Orsolin falou sobre o Parque da Nasa, a Roda Canela, o Skyglass e o Turno Integral, fazendo uma excelente propaganda.
O que chama atenção é a provocação que fez aos prefeitos eleitos daquele estado: “Por que a gente quis ser prefeito se, a partir de 1º de janeiro de 2025, o nosso sossego acabou, as nossas mordomias acabaram e a população começa a falar mal da gente?”. Vale para os de lá e os de cá. Dia 1º inicia a ‘pauleira’.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Gilberto Cezar anuncia filiação ao PSD

O prefeito de Canela, Gilberto Cezar, anunciou neste sábado, 30 de agosto de 2025, sua filiação ao PSD. O ato contou com o apoio...

Motociclista é detido após acompanhamento da Brigada Militar em Canela

Na manhã deste sábado (30/08), um motociclista desobedeceu ordem de parada da Brigada Militar e seguiu em alta velocidade pelo centro da cidade. Durante...

Empresária de Canela denuncia tentativa de golpe com PIX falso

Uma empresária do ramo de confeitaria em Canela procurou a reportagem do Jornal Integração para relatar uma nova tentativa de golpe envolvendo pagamentos via...

IGP confirma feminicídio seguido de suicídio em Canela

A tragédia que abalou a comunidade de Canela no final de julho teve nesta semana uma confirmação oficial. Os laudos técnicos do Instituto-Geral de...

Trabalhadores dos Correios entram em greve contra retorno de gestor

Os trabalhadores do Centro de Distribuição dos Correios de Gramado e Canela (CDD hortênsias) estão em greve desde segunda-feira (18) em protesto contra o...
error: Conteúdo protegido