Para marcar seus 60 anos da criação, comemorado no dia 25 de dezembro, a Paróquia Sagrada Família está estruturando um Coro de Canarinhos. Poderão participar meninos e meninas com idades entre oito e 13 anos. As inscrições seguem até sexta-feira (23) e são gratuitas. Interessados poderão informar nome, idade e telefone pela página da Paróquia no Facebook ou pelo e-mail [email protected]. A seleção está marcada para o sábado (24), às 10h30, na igreja. “Não deixa de ser uma forma de presentearmos também Caxias do Sul, que há muito tempo não tem nenhum coro infantil. Outros municípios vizinhos já possuem”, salientou padre Elton Marcelo Bussolotto Aristides, pároco e idealizador do grupo.
O coro será regido pelo maestro Celso Fortes, com ensaios aos sábados, das 10h30 às 11h30, junto à igreja. Crianças de todo o município, que tenham disponibilidade, poderão participar. Até sexta-feira (16) havia 10 inscritos. O ideal são, pelo menos, 20 integrantes. Serão ensaiadas músicas sacras e de outros estilos. “Final de ano é sempre muito concorrido, sendo difícil conseguir coros para a realização de eventos. Sabemos que algumas crianças têm mais aptidão para o canto, outras com os ensinamentos do maestro e empenho delas mesmas. Com certeza, logo desenvolverão. Elas vão abrilhantar eventos da comunidade e participar de festivais de corais canarinho. É um ganho não só no sentido religioso, mas para a cultura como um todo”, destacou.
Visita Santa
No ano em que a Paróquia Sagrada Família completa seis décadas, uma das novidades para celebrar o jubileu é a visita da imagem da Sagrada Família a vários pontos de Caxias do Sul, além das comunidades da paróquia. A peregrinação ocorrerá até a primeira quinzena de setembro. Junto à imagem, que permanecerá dois dias em cada local, haverá uma urna onde os fiéis poderão depositar intenções que serão rezadas no dia da festa. “Em paralelo, estamos fazendo levantamento para que, até o final do ano, tenhamos todo o histórico de forma organizada da paróquia. Será muito importante para sabermos curiosidades, como nome do primeiro padre, tempo que levou para o prédio ser edificado, e como foi o processo de construção”, informou padre Elton Marcelo Bussolotto Aristides.
A celebração festiva está programada para 15 de setembro, com missas às 10h30 e às 18h30, na Igreja Sagrada Família. Ao meio-dia, será servido almoço no salão paroquial. Também serão abertas as festividades alusivas ao jubileu de 60 anos da paróquia, que se estenderão até a celebração, em 25 de dezembro. Ainda haverá celebração em ação de graças à acolhida ao projeto Hospedagem Solidária, iniciado em maio e que se encerra em setembro, para pessoas em situação de rua.
Visitas da imagem a locais da cidade
20: 12º Batalhão da Brigada Militar
21 e 22: 3º Grupo de Artilharia Antiaérea
23 e 24: Batalhão do Corpo de Bombeiros
26 e 27: Prefeitura
28 e 29: Câmara de Vereadores
30 e 31: Lar da Velhice São Francisco de Assis
2 e 3 de setembro: Aeroporto
Visitas às comunidades da Paróquia com missa, em setembro
1º: 9h, Perpétuo Socorro; 10h, São João Bosco
7: 18h, Nossa Senhora de Guadalupe; 19h, Universitário
8: 9h, Diamantino; 11h, Mãe dos Homens
14: 18h, São Jorge