GRAMADO – Um acordo da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) e as empresas Gramado Parks, Gramado BV Resort, Marsal Empreendimentos Imobiliários e Recanto dos Plátanos Empreendimentos Imobiliários, com anuências do Ministério Público e do Município, deve reverter em obra da Estação de Tratamento de Esgotos Dutra. O investimento de R$ 5 milhões, anunciado nesta quarta-feira (12), permitirá a expansão do sistema de esgotamento sanitário da cidade e deve estar concluído num prazo estimado de seis meses.
Segundo o diretor de Expansão da Corsan, Julio Hofer, a iniciativa transforma um problema histórico, relacionado ao tratamento de esgoto, numa oferta de solução a partir do entendimento com os empreendedores.
O empresário Anderson Caliari (um dos investidores privados) disse que ao canalizar investimentos, os empreendedores facilitam a resolução dos problemas do tratamento do esgoto em Gramado, exemplo que, segundo Caliari, vem defendendo há anos, e que agora adota.
A secretária do Meio Ambiente, Cristiane Bandeira, relacionou o acordo ao melhoramento das águas da barragem do Parque dos Pinheiros e mostrou interesse em firmar mais processos nesse sentido. O promotor de Justiça, Max Guazzelli, parabenizou o que chamou de “parceria público-privada”, envolvendo a Prefeitura, Corsan e empresariado, e adiantou que outras iniciativas nesse sentido podem ser adotadas na cidade.