InícioNotíciasCidadesComunidade critica serviços e demora no atendimento do CRVA

Comunidade critica serviços e demora no atendimento do CRVA

Tempo de leitura: < 1 minuto

Gustavo Bauer

[email protected]

 

CANELA – São frequentes as reclamações da população sobre os serviços prestados pelo Centro de Registros de Veículos Automotores (CRVA) de Canela – órgão credenciado pelo Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER). Hoje, para realizar uma simples transferência e vistoria de veículo, muitas pessoas chegam a esperar horas na fila.

A principal queixa de quem necessita dos serviços tem sido esta, a demora para o atendimento. Entre os motivos que levam a isso está a precariedade do sistema estadual. A desorganização das filas é outra reclamação constante.

Por volta das 9h da manhã de ontem, pouco antes da abertura do estabelecimento, a reportagem do Jornal Integração esteve no CRVA. Na fila estavam 15 pessoas, que anteciparam sua chegada já prevendo uma eventual demora no atendimento. Nelson Godói Aguiar, 66 anos, era o primeiro da fila. “Cheguei era 7h20 pra garantir, porque sabia que ia demorar na fila pra fazer a transferência. Trouxe inclusive um chimarrão”, comenta. Andréia de Oliveira também chegou cedo, esperando ser atendida de forma rápida. “Na segunda-feira meu marido chegou antes das 8h e saiu depois das 11h. Ele já me disse para vir com tempo, porque demora”, destaca.

Com a intenção de regular os serviços no CRVA, a Câmara de Vereadores aprovou nesta semana o Projeto de Lei nº 28/2019, que estabelece o tempo máximo de 30 minutos para o atendimento de cada usuário, contados a partir do momento em que o usuário tenha ingressado na fila. Caso o prazo seja descumprido, acarretará em penalidade ao CRVA. O projeto, de autoria do Executivo, teve como base uma Indicação do vereador Jonas Bohn Bernardo (Progressistas). A lei depende da sanção do prefeito para entrar em vigor.

Em sua justificativa para o projeto, o Executivo destaca que é de conhecimento público a morosidade no atendimento no estabelecimento, o que “faz com que os usuários percam horas para conseguir realizar uma simples vistoria no veículo ou a expedição do documento de licenciamento”. Com a proposta, a intenção é qualificar o serviço prestado. “Os pedidos da comunidade são recorrentes e assim se almeja por esta melhoria para trazer maior comodidade ao cidadão canelense”, acrescenta.

Para que o usuário comprove o tempo de espera, o estabelecimento deverá implantar sistema de senha de atendimento impressa, contendo data e horário de chegada, bem como protocolo na senha após o atendimento. O CRVA deverá fixar em local visível ao público, no mínimo, um relógio/televisor de tamanho grande para o acompanhamento do tempo de espera pelos usuários através do sistema de senha. Após o atendimento, a senha protocolada deverá ser entregue ao usuário, sendo proibido o seu descarte pelo atendente.

A reportagem do JI entrou em contato com o CRVA na tarde de ontem, buscando um posicionamento do estabelecimento sobre as críticas recebidas, mas após seguidas ligações não foi atendida.

 

Repercussão do assunto na Câmara de Vereadores

Já é de longa data que o atendimento na unidade canelense do CRVA é assunto na tribuna da Câmara. Nesta semana novamente. Veja o que disseram alguns dos vereadores:

 

Carlos Oliveira (PDT): “Aquilo é a vergonha das vergonhas. Outro dia eu estive lá. Abre às 9h. Eu cheguei 8h15 e já tinha 15 pessoas na minha frente. E eu saí de lá era 15h. Como vereador, fizemos contato com o Detran em Porto Alegre e conseguimos uma audiência para o dia 23 de abril. Todos os vereadores estão convidados a irem comigo para ver o que conseguimos fazer com essa vergonheira que acontece aqui. Eu acho isso uma falta de consideração muito grande com nosso munícipe. Além das pessoas irem lá perder tempo, todos são muito mal atendidos. Além do mal atendimento, tem um cara lá que é debochado. Está na hora de colocarmos um ponto final nisso. Estamos pagando caro por esse serviço e um bom atendimento é o mínimo”.

 

Jonas Bernardo (PP): “Hoje (segunda-feira), vai a votação o projeto de lei sobre o CRVA, regulamentando o atendimento, multando e pedindo mais investimentos. Antes de qualquer coisa é importante que o atendimento deles tenha, no mínimo, mais respeito com a nossa comunidade. Ninguém está pedindo para eles darem piruetas lá, é só tratar as pessoas com respeito. Quem paga o salário deles lá é a sociedade. É inadmissível ficar três, quatro horas na fila para uma transferência e a pessoa ainda ser mal atendida. É uma total falta de respeito. Esperamos que essa lei seja fiscalizada pelo Executivo para nossa comunidade ter o atendimento adequado”.

 

Marcelo Savi (MDB): “Total falta de respeito no atendimento com o povo de Canela. Eu trabalhei no CRVA, e quem foi lá quando eu trabalhava sabe que era diferente, a coisa funcionava. O proprietário mesmo diz que lá o trabalho é sério, não é lugar de mostrar os dentes. Isso vem do próprio dono. O sistema, ou o programa usado pelos CRVAs no Rio Grande do Sul não é bom, trava e atrasa mesmo as vistorias. Tem que mudar o sistema também”.

 

Alberi Dias (PPS): “É caríssimo para transferir um carro, mas que pelo menos haja um serviço adequado. Vamos procurar o presidente do Detran”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Morre Eraldo da Rosa Pereira, genro do vereador Jone Wulff

CANELA - Faleceu na madrugada desta segunda-feira (4), no Hospital de Caridade de Canela, Eraldo da Rosa Pereira, aos 48 anos, genro do vereador...

Quatro jogos que separam o Gramadense da elite do futebol gaúcho

Tiago Manique [email protected] GRAMADO – O Centro Esportivo Gramadense (CEG) encerrou no domingo (27), a primeira fase da Divisão de Acesso. Jogando pela 14ª rodada da...

O início do fim do comércio irregular?

Quem passou ali pelo entorno da Igreja Matriz, no Centro de Canela, viu que tinha movimento diferente na tarde desta sexta-feira (25). Era a...

Canela e SESAI alinham ações de saúde para comunidade indígena

CANELA – A Secretaria de Saúde de Canela realizou uma reunião, no dia 22 de julho, para alinhar, ações de atendimento de saúde para...

Tour de France Gastronomie celebra um ano em Gramado com novo cardápio e homenagem aos clientes

GRAMADO - O Tour de France Gastronomie completou, segunda-feira (14), seu primeiro ano de funcionamento em Gramado e marcou a data com o lançamento...
error: Conteúdo protegido