GRAMADO – O Serviço de Inspeção Municipal (SIM), a Vigilância Sanitária e a Polícia Rodoviária Estadual realizaram, na sexta-feira (12), uma barreira sanitária na ERS-373 para fiscalizar o transporte de alimentos nas rodovias estaduais que cortam o município. A ação decorreu em virtude de diversas constatações e denúncias feitas por consumidores que informaram a existência de produtos de origem animal sem rótulo de procedência, com comercialização restrita em outros municípios, e que tinha como destino o comércio gramadense. Na ocasião, o condutor de um veículo não atendeu a ordem de parada e foi notificado.
“Os produtos de origem animal necessitam de cuidados, desde a obtenção da matéria prima até a comercialização. Nenhum produto de origem animal poderá ser comercializado sem o registro junto aos órgãos oficiais de inspeção, seja o SIM, a Divisão de Inspeção de Produtos de Origem Animal (CISPOA) ou no Serviço de Inspeção Federal (SIF)”, explica o secretário da Agricultura, Alexandre Meneguzzo.
A Secretaria de Agricultura alerta que os consumidores devem sempre verificar a presença da rotulagem com informações necessárias ao consumidor, como o prazo de validade, a identificação do produtor ou envasador, e também o selo de inspeção, que poderá ser municipal (SIM), estadual (CISPOA-SUSAF) e federal (SIF-SISBI).
Denúncias – Denúncias sobre irregularidades nos produtos de origem animal, tais como: queijos, iogurtes, ovos, embutidos ou mel, podem ser feitas pelos telefones (54)3286-7658 e (54)99983-0749, ou pelo e-mail [email protected].