A Câmara de Vereadores de Canela anunciou, por meio de um comunicado oficial, o adiamento da sessão ordinária prevista para esta segunda-feira. A decisão foi tomada em respeito ao falecimento do ex-vereador e ex-presidente da Casa Legislativa, Sr. João Leopoldo Debastiani.
Dessa forma, a sessão ordinária foi transferida para a terça-feira, 25 de março, às 19h, e acontecerá no plenário da Câmara Municipal.
Quem foi João Leopoldo?
De acordo com a Monografia Histórica da Câmara, João Leopoldo Debastiani, natural de Vacaria/RS, nasceu a 18 de janeiro de 1945, filho de Severino Debastiani e de Rosa Debastiani. Casou a 8 de maio de 1965, com Laci Peixoto Debastiani e desta nasceu uma filha: Claudete Debastiani.
Iniciou seus estudos numa Escola Municipal, no interior do município de Vacaria; posteriormente estudou na Escola João Corrêa.
Com 15 anos de idade, fixou residência em Canela e iniciou sua atividades profissionais na firma de Ernani Reis. Aos 18 anos de idade, foi servir ao Exército, em São Leopoldo. Quando voltou, reiniciou suas atividades profissionais na mesma firma.
Posteriormente, trabalhou na Metalúrgica Canelense, depois colocou a firma João Debastiani.
Em 1966, filiou-se ao MDB (Movimento Democrático Brasileiro) a convite de Ernesto Comellate; posteriormente, passou a sigla para PMDB (Partido Democrático Brasileiro), no qual foi filiado por 33 anos.
Somente no ano de 1999 pediu o afastamento para filiar-se ao PDT (Partido Democrático Trabalhista).
Em 1982, concorreu a uma vaga no Legislativo Municipal de Canela, mas elegeu-se apenas como suplente. Em 1988, concorreu novamente, elegendo-se como suplente e assumiu no final do mandado, quando o vereador titular José Ademir Tegner veio a falecer.
Em 1992, voltou a disputar uma vaga na Câmara Municipal de Vereadores, sendo o candidato mais votado do PMDB. Em 1994, João Leopoldo Debastiani assumiu a presidência da Câmara Municipal de Vereadores. No ano seguinte foi vice-presidente.












