InícioNotíciasAlessandra Saraiva

Alessandra Saraiva

Tempo de leitura: < 1 minuto

ENTREVISTA PUBLICADA NO JI EM 29.05.2020

Quem é ela?

Alessandra Beatriz Saraiva Gasperin,

Diretora Administrativa na D’Light Materiais Elétricos e Iluminações

Como se define?

Como uma mulher forte e determinada, mas que adora ser mimada.

RELATO PESSOAL:

Alessandraé natural de Gramado.Nasceu em 30 de maiode 1987. É filha única de IleneGurtler e Luís Guilherme Saraiva (in memorian).

Sua trajetória escolar iniciouna escola Municipal Cincinato Jardim do Vale,na cidade de Gravataí onde sua família residiu por um tempo. Ao mudar-se para Nova Petrópolis, seguiu seus estudos na escola estadual Padre Werner, onde concluiu o ensino médio e apóscursouDireitopela UCS- Universidade de Caxias do Sul, pólo de Canela.

Alessandra mora em Gramado,é casada comMaicon Gasperin e eles têm um filho: Davi de 7 anos.

Seu sonho de menina e o que marcou sua infância?

Meu sonho de criança era ser bailarina, mas com o passar dos anos me apaixonei pela área do direito. Sonhava em atuar como nos filmes americanos, onde todas as causas são defendidas por um júri. O que não ocorre por aqui.  Sou apaixonada por direito de família, mas, ainda não atuo na área.

O que marcou muito a minha infância foi a convivência afetiva que vivi com meu pai.

Ele faleceu bastante novo, aos 48 anosdevido a dois aneurismas que sofreu.Um fato muito curioso e tristefoi que meu pai teve um aneurisma aos 42 anos numa quinta-feira véspera de sexta-feira Santa,porem após uma cirurgia e vários dias no hospital ele se recuperou. Passados seis anos a situação se repetiu na mesma época do ano, de quinta pra sexta-feira Santa, e aí ele não resistiu, vindo a falecer. No entanto, mesmo meu pai tendo nos deixado cedo, eu aproveitei bem a fase de criança ao seu lado. Ele era caminhoneiro e sempre levada eu e minha mãe nas viagens por aonde ia. Percorremos o Brasil inteiro com ele, eu gostava muito, e isso me trás uma sensação boa, pois apesar dele não ter estudado, feito um curso superior, tinha uma grande bagagem de conhecimentos e eu aprendi muito com ele. Vindo de família com boas condições financeiras, todos os seus irmãos cursaram faculdade e ele foi o único que não quis estudar para seguir a profissão de caminhoneiro.Lembro que o sonho de meu pai era de me ver dirigindo, mas quando ele faleceu eu estava com 19 anos e ainda não tinha tirado carteira, hoje eu dirijo caminhão inclusive. Senti muito sua perda, pois gostaria que ele pudesse ter me acompanhado por muito mais tempo, que ele pudesse conhecer meu marido e meu filho,pois tenho certeza que eles iriam se dar muito bem.

RELATO PROFISSIONAL:

Quando e como você descobriu que tinha vocação para liderar, conduzir, administrar?

Iniciei minha vida profissional trabalhando como frentista num posto de gasolina, no Posto do Nico, esta foi minha primeira oportunidadeem Gramado. Cheguei na cidade sem nenhum conhecimento, apenas havia por um período, dado aulas de danças numa academia em Gravataí, isso era o que eu gostava, mas chegando em Gramado fui procurar por uma vaga nas academias quando fui informada que só contratariam pessoas que tivesse formação na área. Assim, ao surgir a oportunidade no posto abracei logo. Porém, após um tempo, fui me sentido cansada devido aos horários de trabalho e faculdade. Foi quando eu soube que iria abrir o Super Mercado Brombatti em Canela, então me  inscrevie fui selecionada a fazer parte de uma equipede 31 pessoas para dar inicio ao trabalho.Trabalhei durante um ano e meio como caixa no Brombatti e como estava cursando Direito, ao surgir uma vaga de estagiário no Fórum de Canela eu assumi, pelo período de dois anos. Encerrando o estágio foi trabalharcomo vendedora na loja Luz da Lua em Gramado. Ali eu vivi uma experiência maravilhosa, cresci bastante, de vendera fui pra sub-gerente e depois assumi o cargo de gerente.Acho que este período foi fundamental para despertar em mim o interesse pela liderança.

O início de tudo

Há 12 anos conheci meu marido, eletricista e eletrotécnico, que sonhava em ter uma loja de iluminações e materiais elétricos. Assim fomos planejando juntos e abracei o sonho dele, tornando meu também. Três anos depois entramos no ramo de eventos, participando de licitações, quando fomos contratados para fazer pela primeira vez a elétrica do Natal Luz de Gramado, e de lá pra cá, só nos especializamos. Já são 7 anos de loja e 9 anos de eventos, participando em diversas cidades do Rio Grande do Sul. Já fizemos trabalhos para outros Estados também.

Os seus maiores desafios:

Na área pessoal um dos meus desafios foi concluir a faculdade de Direito devido ao curso que escolhi, foram muitas vezes que pensei em mudar para Administração porque no momento parecia que iria me ajudar mais, mas fui severa comigo e segui em frente até me formar.  E o outro grande desafio é ser mãe. Um filho pode ser um ser totalmente diferente de nós, mas nós temos que educá-lo, preparar ele para o mundo, para a vida.

E omeu maior desafio profissional já encarado foi no ano de 2017 quando realizamos o Natal Luz de Gramado, o Sonho de Natal em Canela e fizemos a elétrica e iluminação dos carros do desfile de Natal para uma empresa parceira, além de outras cidades as quais realizamos shows com neve artificial e as iluminações das cidades, foi super corrido, mas muito gratificante. Além disso, em 2015 quando fizemos nossa primeira viajem a China a fim de visitar uma grande feira direcionada ao nosso ramo, vivemosuma situação desafiadora, muito complicada, por ser muitas e muitas horas de vôo,e ainda enfrentamos grandes dificuldades na comunicação por não falarmos o idiomachinês.

A responsabilidade:

Nós assumimos uma responsabilidade muito grande quando abraçamos um empreendimento, pois não são apenas as pessoas que trabalham conosco, mas também suas famílias, as quais dependem deles. Nessa pandemia, estamos fazendo o possível pra ajudar todos os que trabalham conosco, dentro das nossas possibilidades, e ainda tentar ajudar mais algumas pessoas. Pois acreditamos que Deus nos honra quando nós dividimos o que temos.

Como você consegue conciliar a vida pessoal com a profissional?

É bem desgastante, ser empresária, mãe, esposa, estudante (pois nunca podemos parar de estudar, de nos atualizarmos) e dona de casa. Nesse momento, com as escolas fechadas, ser professora também. Mas a gente vai se virando, isso não é uma qualidade só minha, quase todas as mulheres são multifunções, e como todas, faço o que dá, o que é mais urgente, e isso vou riscando da lista, e passo para a próxima tarefa. Sou um pouco perfeccionista e ansiosa, e por vezes me frustrei por não conseguir fazer tudo o que queria e da forma mais perfeita. Hoje já consegui me adaptar,tentando fazeras coisas da melhor forma possível dentro do tempo disponível, se não der, não deu!

Suas maiores conquistas:

Minha maior conquista é minha família, meu alicerce.E meu marido, sem ele, acho que essa rocha que eu sou hoje, ia ser apenas areia. Meu filho maravilhoso, com sete anos, um homenzinho muito inteligente! Minha mãe, que me auxilia em todas as horas, e nossos filhos de quatro patas que nos alegram muito.

E ainda, nossa família do coração, que são nossos amigos e colaboradores, aos quais somos imensamente gratos, que estão sempre conosco em todas as tempestades e em todos os dias ensolarados.


Suas mensagem:

Acho que uma mensagem que deixaria nesse momento tão difícil é, tenham forças e esperança, tenham fé em Deus, porque vamos passar por tudo isso e ficará o aprendizado de quanto somos fortes e podemos vencer sim! Ajude os outros, como você puder e com o quanto você puder.Porque as vezes o pouco pras nós é muito pra outra pessoa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Morre Eraldo da Rosa Pereira, genro do vereador Jone Wulff

CANELA - Faleceu na madrugada desta segunda-feira (4), no Hospital de Caridade de Canela, Eraldo da Rosa Pereira, aos 48 anos, genro do vereador...

Quatro jogos que separam o Gramadense da elite do futebol gaúcho

Tiago Manique [email protected] GRAMADO – O Centro Esportivo Gramadense (CEG) encerrou no domingo (27), a primeira fase da Divisão de Acesso. Jogando pela 14ª rodada da...

O início do fim do comércio irregular?

Quem passou ali pelo entorno da Igreja Matriz, no Centro de Canela, viu que tinha movimento diferente na tarde desta sexta-feira (25). Era a...

Canela e SESAI alinham ações de saúde para comunidade indígena

CANELA – A Secretaria de Saúde de Canela realizou uma reunião, no dia 22 de julho, para alinhar, ações de atendimento de saúde para...

Tour de France Gastronomie celebra um ano em Gramado com novo cardápio e homenagem aos clientes

GRAMADO - O Tour de France Gastronomie completou, segunda-feira (14), seu primeiro ano de funcionamento em Gramado e marcou a data com o lançamento...
error: Conteúdo protegido