Início Variedades Gramado e Canela Viagem de Estudos Virtual promovida pela Corsan beneficiará 10 mil estudantes da...

Viagem de Estudos Virtual promovida pela Corsan beneficiará 10 mil estudantes da rede pública na Serra Gaúcha

Tempo de leitura: < 1 minuto

REGIÃO – A Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), em parceria com a Quinta da Estância, está promovendo para 10 mil estudantes da rede pública da Serra Gaúcha a primeira imersão digital do Brasil. Trata-se de uma experiência diferenciada e inovadora na área da educação ambiental: a Viagem de Estudos Virtual. São vídeo aulas temáticas e interativas, elaboradas com o objetivo de encantar e inspirar as crianças em meio aos desafios do ensino à distância por conta da pandemia da Covid-19.

Serão contemplados alunos do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental, matriculados nos seguintes municípios: Gramado, Bento Gonçalves, Canela, Carlos Barbosa, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Nova Petrópolis e São Francisco de Paula. A iniciativa também será realizada no município de Viamão, na Região Metropolitana. O enfoque principal das viagens virtuais que constituem o material educacional será “água e saneamento”. O link de acesso será disponibilizado na 1ª quinzena de dezembro.

A iniciativa foi impulsionada justamente pelas dificuldades impostas às escolas, que precisam garantir o interesse e o aprendizado dos alunos mesmo sem a presença nas salas de aula. São conteúdos atrativos e interativos, elaborados com relevância pedagógica. O projeto Viagem de Estudos Virtual da Corsan foi inspirado em um trabalho já desenvolvido pela Quinta da Estância, com filmagens da fazenda. A metodologia exclusiva de criação dos conteúdos aguça a curiosidade natural dos alunos e amplia a compreensão dos temas abordados.

“A sustentabilidade e a inovação são temas centrais para a Corsan. Pensando nisso criamos junto com a Quinta da Estância este projeto inovador de Educação Ambiental Virtual para os alunos destas importantes regiões do Rio Grande do Sul. Embarquem nesta viagem e aproveitem este belíssimo projeto”, convida o Diretor-Presidente da Corsan, Roberto Barbuti. Para a Sônia Sittini Goelzer, fundadora da Quinta da Estância, é um orgulho realizar um projeto de tamanho impacto na educação de estudantes de escolas públicas destas regiões. “Temos certeza que esta iniciativa irá qualificar e auxiliar na construção do conhecimento dos alunos através de uma Viagem de Estudos Virtual interativa e focada na prática dos conteúdos e estudados”, declara.

O trabalho em conjunto da Corsan e da Quinta da Estância já estava consolidado no projeto “Jovens Embaixadores do Saneamento Básico”, que teve três edições durante a montagem da PPP da Corsan na Região Metropolitana. Por conta da impossibilidade de realizar eventos de educação ambiental presenciais surgiu a ideia de trabalhar com as Viagens de Estudos Virtuais, um projeto social Ensino à Distância (EAD), que representa a 4ª edição do “Jovens Embaixadores”. A iniciativa marca o projeto da nova PPP da Corsan na Serra Gaúcha, que irá universalizar o tratamento de esgoto nos 9 municípios da região contemplados pelo projeto.

A Viagem de Estudos Virtual da Corsan, que já é adaptada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e com foco transdisciplinar, explorando as 4 áreas de conhecimento, conta com 20 vídeoaulas e 120 testes de conhecimento distribuídos após cada aula. Os alunos receberão um link de acesso, no qual farão a inscrição e, depois, terão acesso à plataforma EAD da Quinta da Estância, onde estará hospedada a Viagem de Estudos da Corsan.

As videoaulas ficarão à disposição dos alunos por 1 ano e os vídeos podem ser revistos quantas vezes eles quiserem. Desta forma, os conteúdos também poderão ser abordados em sala de aula, quando as atividades presenciais forem retomadas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Conteúdo protegido