REGIÃO – Como é de costume as compras de Natal são aceleradas na semana que antecede a data. Diversas lojas com grande movimentação nesta semana aponta otimismo nas vendas.
O comércio varejista espera faturar até R$ 671,47 em média por consumidor neste Natal. O dado faz parte de pesquisa realizada pela Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do Rio Grande do Sul (Fecomércio-RS), em todas as regiões do Estado. A questão econômica, como a redução da inflação e a manutenção de empregos foram apontados por mais de 70% dos consumidores ouvidos como condições que favorecem a compra de presentes neste Natal.
O levantamento, que ouviu mais de 800 consumidores em todas as regiões gaúchas, apontou que o gasto médio com a compra dos presentes de Natal será na faixa dos R$ 165,47, por unidade. Entre os produtos mais apontados pelos compradores estão os itens de vestuário, com 58,2% da preferência de consumo, seguido por brinquedos com 42,6% e calçados com 19,2% das indicações. Assessórios, perfumaria e eletrônicos são os outros segmentos que figuram entre os melhores colocados no levantamento da Fecomércio.
Em Canela, a lojista da Loja Estação Vênus, Inajara Santos, a Nina, citou que a movimentação é constante do consumidor buscando vestuário, principalmente pelo segmento feminino. Lançamentos com muitas cores de bermudas e vestidos são as mais procuradas.
“Tem opções de roupas masculinas, e infantil, mas feminino tem mais procura. Muitas pessoas estão optando pelos presentes para amigo secreto. Está ocorrendo um bom retorno nas vendas, não podemos reclamar”, pontuou.
Expectativa do comércio regional para o Natal
Para a Região das Hortênsias o período natalino sempre foi sinônimo de grande movimentação devido a seus eventos e atrativos turísticos, que, consequentemente, geram maior circulação no comércio, resultando em um número de vendas significativo.
“Neste ano, percebemos uma movimentação mais amena no comércio, acreditamos que pelo clima com chuvas excessivas em novembro e, agora, as temperaturas elevadas, que direcionam ao litoral”, destaca o presidente do Sindilojas Região das Hortênsias, Guido Thiele.
Mesmo assim, o dado é positivo em relação a contratação de temporários. Em pesquisa realizada junto aos associados da entidade, no dia 18 de dezembro de 2023, constatou-se que 25% dos lojistas pretende contratar funcionários temporários no período de final de ano. Quanto a expectativa de vendas no período do Natal, 10,7% dos estabelecimentos vê a possibilidade de incremento, numa média de 18%.
Texto: Tiago Manique – [email protected].