GRAMADO – Na sessão ordinária desta segunda-feira (22), os vereadores de Gramado apresentaram um requerimento (REQ), duas indicações (IND) e sete pedidos de providência (PRO). Após a leitura em plenário, todas as matérias foram encaminhadas ao Poder Executivo Municipal para análise e resposta. Confira os destaques:
REQ 07/2025 – A Comissão Temporária da Pessoa com Deficiência, composta pelos vereadores Vivi Cardoso, Roberto Cavallin e Neri da Farmácia, solicitou a prorrogação de seu funcionamento por mais seis meses. O objetivo é garantir a continuidade das ações que promovem inclusão, acessibilidade e defesa de direitos, beneficiando pessoas com deficiência e toda a comunidade.
Vereadora Professora Denise – Protocolou uma indicação sugerindo que o Poder Executivo estude a instalação de câmeras de segurança em todas as escolas municipais, inclusive nas salas de aula. A proposta busca reforçar a segurança de alunos, professores e colaboradores, prevenindo situações de risco e garantindo um ambiente escolar mais protegido.
Vereador Rafael Ronsoni – Apresentou uma indicação e dois pedidos de providência, voltados para o Bairro Prinstrop e região:
- IND 61/2025 – Solicita intervenção junto à concessionária RGE para a instalação de poste e ampliação da rede elétrica no final da Rua Rincão do Rei.
- PRO 142/2025 – Pede instalação de contêiner de coleta de lixo no mesmo local.
- PRO 146/2025 – Solicita poda de árvores de grande porte na Rua Rincão do Rei, no Bairro Planalto, nas proximidades do nº 71.
Vereadora Dra. Maria de Fátima – Encaminhou três pedidos de providência:
- PRO 143/2025 – Pede revitalização da pintura de faixas de pedestres, ciclovias e sinalização de “pare” na Av. Borges de Medeiros, especialmente na rótula das bandeiras.
- PRO 144/2025 – Solicita pintura e sinalização com placas no trecho com quebra-molas da ERS-115, no Bairro Vila Jardim.
- PRO 145/2025 – Pede pintura e sinalização nos trechos com quebra-molas das ruas Roraima, Amazonas e Emílio Leobet, no Bairro Dutra.
Vereador Neri da Farmácia – Apresentou o PRO 147/2025, solicitando limpeza, desobstrução e reparos na caixa coletora de água entre as ruas Quaraí e Rincão do Rei. A medida ajuda a prevenir alagamentos e melhora o escoamento da água das chuvas.
Vereador Ike Koetz – Encaminhou o PRO 148/2025, pedindo estudo para instalação de iluminação pública na Estrada Ernesto Sachet, nº 780, esquina com Rua José Inácio Andreis, em Serra Grande, aumentando a segurança dos moradores e valorizando o bairro.