GRAMADO – A 35ª edição do Natal Luz chega ao seu final neste sábado (30). O maior evento natalino do Brasil precisou se reinventar para acontecer em meio a pandemia mundial. A programação foi devidamente adaptada para oferecer segurança seguindo todos os protocolos de higiene. Sem os tradicionais espetáculos pagos, o evento se superou proporcionando inúmeras atrações gratuitas em diversos locais da cidade ao longo de seus 101 dias de duração.
Foi a maior edição do Natal Luz, considerado o principal evento de Gramado e com maior retorno para a economia da cidade e região. Segundo o presidente da Gramadotur, autarquia responsável pelo evento, Rafael Carniel de Almeida: “os dias que terminam com maior satisfação não são aqueles em que cruzamos os nossos braços: são aqueles em que temos tudo a fazer, e nós o fazemos. A economia, o emprego, a renda e a arrecadação de Gramado precisavam do Natal Luz. A saúde precisava ser financiada. A equipe de profissionais e o conselho da Gramadotur construíram as respostas com muita coragem, sensibilidade e responsabilidade, financeira, sanitária e social. Foi o Natal Luz mais acessível e inclusivo da história, conduzido pela equipe executiva mais jovem da história da Autarquia”.
Nestes últimos dias, o espírito natalino ainda pode ser conferido com temperatura amena e o menor movimento que caracterizam o período do ano. A dica é passear pela cidade e apreciar a decoração que encanta turistas e comunidade e ganhou ainda mais relevância. Guirlandas, bolas de Natal, milhões de luzes, rotatórias mágicas e soldadinhos quebra-nozes são alguns dos elementos que podem ser conferidos e apreciados pelas ruas da cidade em meio aos pontos turísticos e estabelecimentos comerciais que encantam a todos.
Destaque para o Acendimento das luzes. Diariamente às 19h, as luzes da Cidade Mágica do Natal e os arcos da Av. das Hortênsias se acendem, buscando renovar os bons sentimentos do Natal e que, honrando o nome do maior evento natalino do Brasil, proporciona e celebra ao entardecer a chegada de noites encantadas que as luzes de Gramado iluminam, criando um novo cenário, cheio de esperança, amor e paz.
A atração acontece na companhia do “Rotas e Notas”, literalmente um palco itinerante que percorre as principais ruas de Gramado levando música e arte a todos os corações que acreditam na magia natalina, também diariamente, às 19h. São cerca de 50 a 60 minutos entre o Expogramado e a Rótula das Bandeiras, passando pela Avenida Borges de Medeiros, a principal da cidade, e a Rua Coberta.
O “Passeio do Noel”, que acontece ainda nesta sexta e sábado às 16h. O roteiro acompanha o Papai Noel com seu fiel amigo, o Soldadinho de Chumbo, a partir da Vila de Natal seguindo pela Avenida Borges de Medeiros até a rótula do Corpo de Bombeiros, retorna para a Vila em seu trenó acompanhado da Trupe de Natal.
A Vila de Natal é o endereço da residência oficial do Papai Noel em Gramado e é um amplo e simpático espaço em meio à Praça das Etnias, onde são encontrados produtos artesanais com motivos natalinos, atendendo nos horários das 10h às 22h. E ainda tem a Rua das Renas que apresenta as peças decoradas por artistas plásticos gramadenses conferindo um colorido especial e proporcionando uma exposição artística única, com iluminação especial durante a noite.