GRAMADO – Os olhos estarão voltados para a Vila Olímpica, domingo (12), às 15h, quando o Centro Esportivo Gramadense (CEG) disputará um jogo decisivo contra o Cruz Alta pela Terceirona Gaúcha. Os ingressos serão vendidos por R$ 10.
A partida é válida pelas quartas de final da competição e vale vaga na semifinal. Semana passada no primeiro confronto o Gramadense venceu pelo placar de 1 a 0, com golaço do capitão Tobias.
O Trem da Serra joga por um empate para garantir a vaga, algo que será histórico, visto que ano passado na estreia do futebol profissional a equipe chegou até a fase de quartas de final e foi eliminada pelo São Borja. O Cruz Alta para obter a vaga, precisa vencer por diferença de dois gols. Se vencer por um gol, a vaga para a semifinal será definida nos pênaltis.
Para esta partida decisiva, foco, trabalho e humildade. Estas três palavras foram destacadas pelo autor do gol da vitória diante do Cruz Alta, o volante e capitão Tobias. Com apenas 20 anos, ele exerce uma liderança de veterano na equipe.
Com 11 anos, começou no clube, passou também pelas categorias de base de Juventude e Grêmio e retornou em setembro de 2021, se profissionalizando ano passado.
O atleta fez um panorama da equipe de 2022 para este, relacionando o amadurecimento do grupo de jogadores. “A equipe deste ano está mais madura e experiente, isso é nítido. Foi algo construído diariamente trabalhando nos treinos e jogos. E isso foi muito de responsabilidade do Gustavo [técnico Gustavo Corrêa], que teve muita paciência nas orientações, tem gestão de grupo para fazer este misto com os mais velhos e jovens”, disse.
Com uma idade ainda de garoto, Tobias já exerce uma liderança na equipe. Com a faixa de capitão ele descreveu que foi ao natural, não pediu e nem o técnico impôs esta condição e que teve a confiança do grupo de jogadores.
“Desde o ano passado depositaram esta confiança. Uma honra grande representar o clube e os atletas como capitão e saber que tu vai ter mais responsabilidades. Uma delas é estar incentivando diariamente nos treinos e jogos e se alguém está um pouco desanimado, procurar entender o que está acontecendo e ajudar, principalmente os mais jovens”, descreveu.
Para a partida decisiva contra o Cruz Alta, descartou favoritismo. Falou que todos no clube conversam diariamente sobre estar concentrado e que a vantagem do empate deve ser colocada em prática, conforme o andamento do confronto. Trabalho, foco e humildade descreveu o atleta como as principais características do grupo.
“Sabemos que de forma nenhuma está ganho a partida. Temos consciência de um grande jogo que fizemos em Cruz Alta, mas de um adversário qualificado que vamos encarar. Estamos trabalhando bastante a mentalidade. Da importância de buscar a vitória, por ser em casa, trazer o torcedor. Não podemos entrar em campo acreditando que está ganho a partida. Mas tenho que dizer deste grupo que não falta trabalho, foco e a humildade de todos de saber ouvir, que é uma das principais características nossa”, pontuou.