Início Política Gramado e Canela Tendência de candidatura e otimismo na retomada do turismo

Tendência de candidatura e otimismo na retomada do turismo

Tempo de leitura: < 1 minuto

Presidente do PSDB e empresário da hotelaria, Celso Fioreze fez projeção política e econômica para a região

Tiago Manique

[email protected]

GRAMADO – Em um período de muitas incertezas no cenário econômico e político devido à pandemia, forçando com que as eleições municipais fossem adiadas de outubro para novembro, para Celso Fioreze (PSDB), ex-vereador e atual presidente da sigla e empresário hoteleiro, o momento é de manter o otimismo apesar das dificuldades.

Ele foi entrevistado no programa Manhã com Informação na Rádio Integração Digital na terça-feira (28) e fez um balanço da situação do turismo regional e também projetou as eleições, mas não revelou em qual ‘ninho’ os Tucanos irão se acomodar.

Proprietário de três hotéis, em Gramado, admitiu que a situação é desafiadora, mas se mantém otimista em relação à retomada, quando aos poucos retornar a normalidade, pois muitos turistas já efetuaram reservas em sua rede hoteleira a partir do mês de setembro.

“É uma situação desafiadora neste período, fizemos nos nossos hotéis adequações e protocolos e já há muitos pedidos de reservas para o final do ano. Estamos vivenciando um problema sério, mas é necessário superação, ter paciência e perseverança”, definiu.

Para exemplificar em números o quanto é desafiador, Fioreze lembrou que neste mesmo período, em 2019 a ocupação em seus hotéis foi de 75% e neste ano, apenas 14%. Para a retomada, devido algumas restrições em viajar ao exterior ele aposta que muitas pessoas possam rever a programação de viagens.

“Ano passado, cerca de 10 milhões de pessoas saíram do Brasil para fazer turismo no exterior, então parte deste público vai optar por passear no mercado interno, temos que retomar mais fortes, apresentar um bom produto e encantar os turistas”, avisou.

Cuidados e retomada

Uma das preocupações citadas por Fioreze é quanto aos cuidados que turistas, moradores e comerciantes devem ter, a fim de, alguma forma, buscar a retomada gradual da economia, principalmente no que tange o principal produto regional que é o turismo.

“Sugiro à Prefeitura de Gramado que quando chegar nos pedágios tenham uma cartilha de orientações e dar máscaras, têm muitas pessoas que se negam a utilizá-las. Temos que procurar fazer a nossa parte na hotelaria, mas é necessário as pessoas se cuidarem, usar máscaras”, alertou.

As centenas de eventos na região como Natal Luz e Sonho de Natal, entre outros, atraem milhares de pessoas, que em virtude destas atrações, são também fascinados pelas belezas naturais, parques e restaurantes temáticos.

“Com relação aos eventos, estamos preocupados com o final de ano, se não puder ser realizado com aglomeração temos que mobilizar hotelaria e gastronomia, somos uma região que dependemos dos outros, não se faz turismo sozinho, é um conjunto”, citou. Segundo Fioreze, apenas 12% das pessoas que visitam a região são atraídas por eventos, e o restante pelo que os municípios oferecem em diversos setores.

Eleições 2020

Como presidente do PSDB, Celso Fioreze também se manifestou quanto ao pleito eleitoral deste ano que elegerá prefeitos e vereadores. O partido tem alguns focos já alinhados, como o de voltar a ter uma cadeira na Câmara Municipal e discutir a viabilidade de uma candidatura própria a prefeito, pois Beto Tomasini colocou seu nome à disposição como pré-candidato.

“Vínhamos em um ritmo e mudamos o caminho e nossa prioridade é voltar para a Câmara, tentar eleger um vereador é o nosso foco. Outra é a majoritária, estamos com o nome Gilberto Tomasini [pré-candidato a prefeito] e o diretório vai avaliar, não é momento de reunião, de juntar pessoas, temos que esperar o momento certo”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Conteúdo protegido