CANELA – Entre os dias 15 e 29 deste mês, o Teatro Municipal está sendo palco de uma série de apresentações que visam combater o abuso sexual de crianças e adolescentes. Com o título “Não guarde esse segredo”, os artistas Maria Cristina da Silva e Alisson Ariel atuam no espetáculo contracenando com bonecos, cantando e dançando com alunos da Educação Infantil da Rede Municipal de Canela.
Num total de 21 apresentações, o texto em formato de contação de histórias feita por um ator procurando desenvolver o tema para as crianças e o cenário organizado para recebe-las. Além de distribuição de cartilhas informativas disponibilizadas pelo Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS). “Encontramos uma forma lúdica para ajudar na prevenção do abuso sexual que está bem feia. Acredito que aumentou muito, os casos até triplicaram com a pandemia. Nós atendemos muitos casos”, disse a coordenadora do CREAS, Valquíria Cristina Dias.

O projeto conta com o apoio da Comunidade Evangélica Luterana de Canela e Secretaria Municipal de Educação Esporte e Lazer. A histórias infantis, conhecidas das crianças, como Chapeuzinho Vermelho e outras dão início a apresentação do tema, entremeado por canções, participação direta das crianças, manuseio de bonecos de pelúcia e danças. O texto, a criação, concepção e as canções originais são criadas pelos atores especialmente para as apresentações com orientação e acompanhamento da equipe técnica do CREAS.
São duas apresentações diárias da peça de teatro, que ocorrem entre 13h30 às 15h30, com turmas diferentes, do Pré I e Pré II, com duração de 45 minutos cada. Nas tardes dos dias 22, 23, 24, 25 e 29, é a vez de mais um grupo de alunos, que ainda não participaram da atividade, vivenciar o momento lúdico de aprendizado.

Texto: Lucas Brito











