CANELA – O Centro de Inovação e Desenvolvimento Integrado (Cidica) está ganhando forma e a inauguração oficial está próxima. Nesta semana o secretário da Fazenda e Desenvolvimento Econômico, Luciano Melo, recebeu representantes de entidades que são parceiras na implantação do projeto para alinhar ações e definir detalhes da agenda do ano. Dentro do Programa Canela Cidade Empreendedora, o Cidica proporcionará o retorno do Sistema S, reunindo instituições como Senai, Sebrae, Senac e Sesi.
Durante a reunião, o secretário Luciano Melo destacou a importância da participação direta destas entidades no ecossistema de inovação que está sendo desenvolvido em Canela. “Vamos trabalhar como uma engrenagem, conectando segmentos da economia e os setores público e privado”, disse Melo. Já os diretores das entidades que integram o Sistema S falaram sobre as propostas de atuação para contribuir com empresas e colaboradores nas áreas da indústria, comércio, serviços, turismo e gastronomia, sempre com foco na inovação e tecnologia. “Temos projetos e cursos voltados para o desenvolvimento de competências. Através da robótica proporcionamos atividades aos jovens que incentivam o pensar, o trabalhar em equipe e a resolução de problemas”, falou Eduardo Weber, gerente operacional do Senai.
DEMANDAS DO EMPRESARIADO LOCAL
A Associação Comercial e Industrial de Canela (ACIC) também esteve presente na reunião, oportunidade em que o presidente Lucas Dias falou sobre um relatório que está sendo desenvolvido pela entidade, com o objetivo de coletar dados que devem apontar as principais necessidades do empresariado local. Outro projeto da associação que poderá utilizar a estrutura do Cidica é o ACIC Jovem, que busca aproximar as empresas do município aos adolescentes que tentam ingressar no mercado de trabalho. “Queremos mostrar a rotina das empresas, como funciona o trabalho em cada área e onde estes jovens podem atuar. O objetivo é formar novos líderes e preencher os espaços vagos no mercado de trabalho”, explica Lucas Dias.