GRAMADO – Foi aprovada por unanimidade na última segunda-feira (8), durante sessão ordinária da Câmara de Vereadores, a criação do “Selo Feito em Gramado”. A sessão foi realizada de maneira descentralizada, no Centro de Cultura da Várzea Grande.
A aprovação do Selo acontece de forma paralela a 11ª edição da Feira Feito em Gramado, que vêm sendo realizada nos pavilhões da Expogramado e neste ano conta com um número recorde de artesãos, micro e pequeno empresários participando. São 157 expositores dos mais diversos ramos: vestuário, artesanato, tapeçaria, gastronomia e muito mais, tudo produzido pelas mãos de Gramado.
Conforme o projeto apresentado à Casa Legislativa, o Selo Feito em Gramado visa beneficiar os artesãos, garantindo a origem do produto artesanal local, agregando valor aos seus feitos e consequentemente gerando mais empregos, renda e tributos ao Município.
Quem teve a iniciativa do projeto foi a Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Relações Institucionais, liderada pelo secretário Ike Koetz. “Mais uma conquista para a nossa comunidade. Era um desejo nosso, dar mais destaque e força para os artesãos do nosso município. A criação do Selo Feito em Gramado celebra os talentos, as criações e as brilhantes mentes gramadenses. Que orgulho saber que a cada dia nossos munícipes estão sendo enaltecidos e reconhecidos.”, comentou Ike Koetz.
Para obtenção do Selo, os artesãos deverão seguir os seguintes critérios:
– Estar com cadastro ativo no Programa Gaúcho de Artesanato;
– O produto deve ser desenvolvido de forma artesanal, nos termos descritos no Manual de Orientação do Artesanato, de acordo com a Lei Estadual nº 13.518/2010, que institui o “Programa Gaúcho de Artesanato;
– O produto deve passar por vistoria e acompanhamento do Comitê de Certificação – COMCER;
– O COMCER, instituído pela Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Relações Institucionais, é responsável pela avaliação e decisão da certificação de produtos artesanais gramadenses;
– O artesão deve atender as exigências que podem ser solicitadas pelo COMCER, conforme prevê o regulamento do Programa de Certificação Selo Feito em Gramado.
O Comitê de Certificação utilizará os seguintes critérios para avaliação dos produtos artesanais:
– Identidade cultural, qualidade, inovação com equilíbrio, adequação econômica, adequação ergonômica, eficiência logística, identidade visual, respeito socioambiental.
Os artesãos que pretendem inserir o selo “Feito em Gramado” em seus produtos deverão efetuar de forma presencial a inscrição na sede da Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Relações Institucionais ou de forma eletrônica através do endereço de e-mail [email protected], com o seguinte assunto: “Inscrição Programa de Certificação do Selo Feito em Gramado “.
A sanção da Lei que institui o Selo Feito em Gramado será nesta sexta-feira (12), às 16h na Expogramado. Na cerimônia, também serão entregues os certificados dos alunos do curso de Técnicas em Panificação do Senai, realizado na Feira Feito em Gramado. A Feira se encerra no próximo domingo (14).
Ministra do Turismo
A Ministra do Turismo, Daniela Carneiro, conheceu o espaço da Feira na manhã de terça-feira (9). Ela esteve em Gramado para conhecer as demandas do trade turístico (matéria nesta edição) e, após uma reunião com empresários e a imprensa, aproveitou para conhecer os artesãos gramadenses. Daniela Carneiro assumiu o comando do Ministério do Turismo em janeiro deste ano, no início do mandato do Presidente Lula.