InícioSaúdeGramado e CanelaSaiba quando inicia a vacinação contra gripe e sarampo

Saiba quando inicia a vacinação contra gripe e sarampo

Tempo de leitura: < 1 minuto

CANELA – O Ministério da Saúde divulgou o calendário de vacinação contra a gripe neste ano. O período vai acontecer entre 4 de abril e 3 de junho. O Dia D, em que ocorre uma grande mobilização nacional e um incentivo para que as pessoas tomem a dose, está marcado para 30 de abril.

A imunização acontecerá em duas etapas. A primeira, entre 4 de abril e 5 de maio, terá como prioridade idosos com mais de 60 anos e trabalhadores da área de saúde. A segunda, a partir de 3 de maio, será aberta para os demais integrantes dos públicos-alvo (confira a baixo a relação).

A Secretaria de Saúde de Canela informa que a imunização acontecerá em todas as unidades de saúde das 8h às 11h30 e das 13h às 16h30 e é necessário apresentar cartão do SUS ou CPF.

A enfermeira Magali Dell Valle Cavinatto, responsável pela Vigilância Epidemiológica de Canela, esclarece que a vacinação contra a gripe é extremamente importante, tendo como principal objetivo prevenir o surgimento de complicações e mortes em decorrência da influenza, especialmente nos grupos populacionais mais vulneráveis a doença, além de reduzir a sobrecarga sobre os serviços de saúde.

A vacina distribuída este ano pelo Ministério da Saúde (MS) será a trivalente, produzida pelo Instituto Butantan. As cepas que compõe a vacina que será aplicada em 2022 levaram em consideração os dados da circulação dos vírus e a recomendação da Organização Mundial de Saúde para a composição do imunobiológico. Desta forma, a vacina será composta pelas cepas da influenza A (H3N2) Darwin; influenza A (H1N1); e influenza B.

Calendário
Primeira etapa (entre os dias 4 de abril e 30 de abril)
Idosos com 60 anos ou mais;
Trabalhadores da saúde.

Segunda etapa (entre os dias 2 de maio e 3 de junho)
Crianças de seis meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias;
Gestantes e puérperas;
Indígenas;
Professores;
Pessoas com comorbidades;
Pessoas com deficiência permanente;
Caminhoneiros;
Trabalhadores do transporte coletivo;
Trabalhadores portuários;
Forças de segurança e salvamento e forças Armadas;
Funcionários do sistema prisional;
População privada de liberdade e adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.

Influenza (gripe)
A influenza, também conhecida como gripe, é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. O vírus é altamente transmissível e pode fazer com que a pessoa infectada evolua para formas graves da doença e, até mesmo, venha a falecer em decorrência dela. Esses quadros graves ocorrem com maior frequência nas pessoas que apresentam fatores ou condições de risco para as complicações da infecção. Por isso, a importância da vacinação dos que fazem parte dos grupos prioritários.

A transmissão da gripe ocorre de forma direta por meio das secreções das vias respiratórias de uma pessoa contaminada ao espirrar, ao tossir ou ao falar; ou por meio indireto pelas mãos que, após contato com superfícies recentemente contaminadas por secreções respiratórias de um indivíduo infectado, podem carregar o vírus diretamente para a boca, nariz e olho.

Campanha contra o sarampo
Primeira etapa (entre dias 4 e 30 de abril): vacinação dos trabalhadores da saúde. Além da vacinação do sarampo será atualizado o calendário vacinal dos trabalhadores.
Segunda etapa (entre dias 02 de maio e 03 de junho): vacinação de crianças de seis meses até quatro anos de idade.

Sarampo e as coberturas vacinais
O sarampo é uma doença extremamente contagiosa, uma pessoa infectada com o vírus pode transmiti-lo para até outras dezesseis não vacinadas. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa pela tosse, fala, respiração ou espirros de uma pessoa doente, podendo causar febre, irritação nos olhos, mal-estar, coriza e manchas vermelhas na pele, além de complicações que podem levar à morte, principalmente em crianças menores de um ano de idade.
A única forma de evitar o sarampo é por meio da vacinação. Por esse motivo, a importância de estimular a atualização da caderneta de vacinação, especialmente neste período de queda das coberturas vacinais.

Vacinação infantil
Tendo em vista que neste momento as crianças estão sendo vacinadas contra a Covid-19, a recomendação é que a dose da vacina contra a gripe e contra o sarampo não sejam aplicadas juntamente com a vacina contra a Covid-19 neste público.
Os pais devem dar prioridade para vacinar seus filhos primeiros contra o coronavírus. A dose da vacina contra a gripe e contra o sarampo podem ser aplicadas simultaneamente 15 dias depois.
Para os adultos e adolescentes a partir dos 12 anos, não há necessidade de aguardar o intervalo de 15 dias.
As vacinas contra a Covid-19, contra a gripe ou demais vacinas do Calendário Nacional de Vacinação podem ser aplicadas simultaneamente ou com qualquer intervalo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Conteúdo protegido