InícioSaúdeGramado e CanelaSaiba as mudanças no atendimento aos pacientes no Hospital São Miguel

Saiba as mudanças no atendimento aos pacientes no Hospital São Miguel

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GRAMADO – O Hospital Arcanjo São Miguel (HASM) registrou um crescimento significativo no número de atendimentos em emergência, assim como o cenário estadual neste mês de abril, totalizando 3.826 pacientes atendidos em apenas 25 dias. Esta grande demanda, sobrecarregou o setor de emergência em virtude da procura por atendimentos leves e intermediários que poderiam ser sanados na Rede de Atenção Básica ou consultórios médicos.

Com isso, a direção da casa de saúde, em conjunto com a Secretaria da Saúde, definiu que a partir desta sexta-feira (26) o HASM recebe pacientes classificados como casos Amarelo, Laranja e Vermelho, conforme preconiza o Protocolo de Manchester adotado pelo Ministério da Saúde.

A medida foi tomada após reunião realizada na quinta-feira (25), com a presença do secretário da Saúde, Paulo Felippe de Carvalho, do interventor do hospital, Carlos Gober, da diretora Assistencial e da coordenadora da Enfermagem de Emergência do HASM, Franciely Schneider e Mirian Frizzo, respectivamente, além da diretora de Atenção Básica do município, Daniele Swaizer e da coordenadora do Centro de Atendimento Integrado a Saúde (CAIS), Patrícia Valle.

Como ficam os atendimentos?

Sendo assim, devem procurar o Hospital São Miguel aqueles pacientes com classificação de risco de ‘Urgência’ (Amarela) – necessita de atendimento rápido, mas pode aguardar o atendimento de casos mais graves; ‘Muito Urgente’ (Laranja) – necessita de atendimento rápido, há risco imediato de perda de função de órgãos ou membros; e ‘Emergência’ (Vermelho) – necessita de atendimento imediato, com risco de morte.

Já os pacientes classificados como ‘Pouco Urgente’ (Verde) – situações que precisam de atendimento no mesmo dia, sendo baixo o risco biológico e ‘Não Urgente’ (Azul) – situações não agudas, devem procurar ou serão redirecionados para a Rede de Atenção Básica ou o Centro de Atendimento Integrado a Saúde (CAIS), que funciona junto ao Centro Municipal de Saúde, diariamente, das 8h às 20h.

“Estamos priorizando casos que possuem riscos de vida, como forma de resguardar os pacientes que estão em situações mais graves, conforme modelo adotado em outras emergências do Estado que estão sobrecarregadas”, avalia o interventor do HASM, Carlos Gober.

Este fluxo já é adotado pelo município desde agosto de 2023, mas a população segue procurando o hospital em situações de casos leves e intermediários, fazendo com que a capacidade de atendimento hospitalar esteja próxima do limite.

 Plano de contingência na rede básica

O secretário da Saúde, Paulo Felippe de Carvalho, está promovendo reuniões com as equipes da pasta para traçar um plano de contingência visando desafogar o fluxo de pacientes no hospital. Entre as possibilidades que estão sendo avaliadas está a ampliação do horário de atendimento do CAIS e a contratação emergencial de novos profissionais. “Estamos entrando em um período no qual tradicionalmente aumenta a demanda pelos serviços de saúde. Mais do que nunca contamos com a compreensão da comunidade em casos não urgentes, para que procurem nossas Unidades de Saúde ou o CAIS”, ressalta Paulo Felippe.

Classificação de risco
A Classificação de Risco é uma forma de estabelecer uma hierarquia conforme a gravidade, determinando a prioridade clínica para o atendimento:

Fichas Azuis – Situações não agudas. O tempo para o agendamento deve considerar a história, vulnerabilidade e o quadro clínico da queixa. O paciente recebe orientação específica e/ou sobre as ofertas da unidade. Adiantamento de ações previstas em protocolos.

Fichas Verdes – Situações agudas ou agudizadas. Consideram-se situações que precisam de atendimento no mesmo dia, sendo baixo o risco biológico ou havendo risco de vulnerabilidade psicossocial importante.

Fichas Amarelas – Risco moderado. São condições que necessitam de atendimento prioritário, entre 10 e 60 minutos. Inicialmente, a equipe de enfermagem pode oferecer medidas de conforto até a nova avaliação do profissional mais indicado para o caso.

Fichas Laranjas – Quadro grave. Apesar de constituir uma situação de emergência, o paciente apresenta uma estabilidade maior do que os pacientes atendidos com classificação vermelha.

Fichas Vermelhas – Alto risco de vida. O atendimento deve ser imediato. A intervenção da equipe deve ocorrer no momento da chegada do paciente, sendo obrigatória a presença do médico.

1 COMENTÁRIO

  1. Quem vai determinar o grau de urgência de um paciente ,antes de chegar ao hospital,qdo as unidades de saúde estiverem fechadas?

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