CANELA – O grande desafio da patronagem dos Centros de Tradições Gaúchas (CTG´s) é fechar os rodeios com as contas no verde. E, aparentemente, o patrão Jeferson Lodéa e a equipe organizadora do 38° Rodeio Crioulo Nacional de Canela conseguiram o feito, garantiu ele. O evento tradicionalista ocorreu de quinta-feira (5) até o domingo (8), reuniu mais de 20 mil aficionados, além de 1.200 competidores no Parque de Rodeios do Saiqui.
“O maior desafio é conseguir conciliar os valores de inscrições, com premiações e todo o custo. Montar a programação de uma festa quem vem uma semana depois do réveillon. Mas, quanto a organização, foi tranquilo, pois todos estavam muito focados cada um no seu setor. Apesar de não nos reunirmos semanalmente, conseguimos resolver tudo pelo Whatsapp. E, quinta-feira, quando correu o primeiro boi, tiramos um peso das costas, pois enfim o rodeio tinha começado!”, exaltou.
Antes do início, Lodéa revelou que o Rodeio teve um custo que ultrapassou R$ 500 mil. De acordo com ele, apesar de ainda ter coisas para serem pagar pela organização, a conta deverá ser fechada no verde. “Acredito que sim, ainda tem muita coisa para ser pago, mas, com certeza, absoluta não deu prejuízo”.

Ele concluiu ressaltando que muitos pontos podem ser melhorados para que o evento seja ainda mais satisfatório. “Muita coisa pode ser melhorada. Já fizemos a primeira reunião justamente para apontar algumas falhas”, comentou”.
Questionado sobre a falta das invernadas artísticas, o patrão revelou que elas poderão retornar na próxima edição, mas pediu o apoio do Executivo Municipal para melhorar a estrutura em busca de facilitar o fluxo interno de veículos de pequeno e grande porte no Parque. “Com certeza podem (retornar), mas para isso precisamos do apoio do poder público para viabilizarmos melhor estrutura de fluxo de carros e ônibus no parque”, finalizou.
28 dias para o 43° Rodeio de Gramado
Mais um evento tradicionalista está batendo na cancela. O 43° Rodeio Crioulo Nacional e Internacional de Gramado começará no dia 9 de fevereiro e distribuirá mais de R$ 100 mil em premiações. Até o fechamento desta matéria, peões e prendas de quatro estados e três países estavam confirmados para o evento.
“A nossa expectativa é enorme. Esses peões de outros países estarão aqui para abrilhantar ainda mais nosso rodeio. Aliás, falando em abrilhantar, os melhores competidores do Brasil confirmaram presença, tanto no tiro de laço como na gineteada”, destacou o patrão do CTG Manotaço, Benno Franck.
A organização do evento espera público de 10 mil pessoas por dia. As noites serão animadas por Julian e Juliano & Só Vanerão, e Grupo Bailaço.
A entrada no Parque não será cobrada, mas o patrão pede para que a comunidade colabore com um quilo de alimento não perecível que, posteriormente, serão repassados para entidades assistenciais do município.












