InícioGeralGramado e CanelaRepavimentação da Felisberto Soares deve começar até o final do mês

Repavimentação da Felisberto Soares deve começar até o final do mês

Tempo de leitura: < 1 minuto

Por Leonardo Santos – [email protected]

CANELA – Os funcionários da empresa Coima Construtora de Infraestrutura e Meio Ambiente retomaram as obras na rua Felisberto Soares, na segunda-feira (13) e finalizaram a construção do cordão. Eles não haviam comparecido na semana passada para trabalhar, justificando que o clima prejudicava o andamento da intervenção. O início da repavimentação da via, que será feita pela Aura Construção e Pavimentações Eireli, deve ocorrer até o final de junho.

A Prefeitura de Canela notificou a Coima em duas oportunidades: a primeira ocorreu dia 10 e a segunda no dia 14. A obra completou um ano em execução na quinta (9) e tem gerado reclamações da comunidade canelense pelos transtornos causados, tanto para empresários quanto funcionários. A via é o “tapete vermelho” para o principal ponto turístico da região: a Catedral de Pedra. A intervenção tinha prazo para estar finalizada até o dia 31 de dezembro, com orçamento reservado de R$ 426.194,30.

Pavimentação dependia da finalização do meio fio

Os operários finalizaram o cordão até a esquina com a Borges de Medeiros na quarta (15). A próxima etapa é finalizar cerca de 40 metros de calçada, para que a outra empresa possa iniciar a repavimentação da via até o final do mês. A nova fase dependia da finalização do meio fio e do processo licitatório, que já ‘andou’ na Prefeitura.

Nos corredores do Paço Municipal, acredita-se que a empresa irá finalizar a calçada de acordo com o que está no contrato. A rescisão com a Coima é uma hipótese, caso o clima seja favorável e os funcionários não apareçam para trabalhar como na semana passada. Mas, isto está sendo tratado como última opção, por conta do tempo que o lançamento de um novo processo licitatório requer, que é de, no mínimo, dois meses.  

O projeto, que abrange o trecho entre a Borges de Medeiros e a Dona Carlinda, conforme o anúncio no dia 9 de junho de 2021, compreende a extinção das vagas de estacionamento, alargamento dos passeios públicos e a construção de cinco áreas de convivência.

Contrato abrangia também obras em volta da Catedral

O contrato que faz a execução na Felisberto é o mesmo que compreendia as obras em torno da Catedral de Pedra. A empresa que realizou as intervenções na Igreja se retirou das obras, e a Coima, que ficou em segundo lugar na licitação, assumiu, iniciando as obras na via.

Empresários sofreram com 90% de redução no fluxo de pessoas

Os estabelecimentos que ficam na extensão da Felisberto, onde as obras estão sendo realizadas, contabilizaram uma redução de até 90% no movimento de pessoas. Conforme o presidente da Associação Comercial e Industrial de Canela (ACIC), Lucas Dias,  o registro foi feito durante as festividades de Páscoa.

“Reconhecemos o mérito da intenção da obra em qualificar o local. O problema está na execução, pois a demora já está impactando no comércio, com redução do fluxo turístico e consequentemente diminuição das vendas, da geração de renda das empresas e de impostos para o poder público.Esse impacto no comércio nos foi relatado diretamente pelos empresários, pois visitamos cada empresa daquele trecho, e algumas relataram que, na Páscoa, onde se tem um fluxo de alta temporada, chegaram a ter até 90% de redução. Mas também tem outros pontos, como a falta de sinalização, de capricho e cuidado com os acabamentos e materiais, pouca comunicação, entre outros”, comentou.

Dias observa que a obra enfrenta o reflexo da falta de planejamento. Ele deu um exemplo, citando a fiação elétrica que, em breve, terá que ser passada para o subterrâneo. “Com certeza (faltou planeamento), tanto na estimativa do prazo como na própria concepção do projeto, pois alertamos ainda no início da obra que seria importante já deixar a espera de uma rede de iluminação subterrânea, de mais vagas de estacionamento de serviços por exemplo. E pela quantidade de aditivos ao contrato fica comprovado essa falha no planejamento”, finalizou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Economistas da Fiergs e Farsul alertam para desequilíbrio fiscal e desaceleração econômica

REGIÃO - A RA (Reunião-Almoço) da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias), de segunda-feira (3), reuniu no mesmo...

Novo momento

CANELA - Na tarde desta sexta-feira, 31 de outubro, a reportagem do Jornal Integração esteve na Secretaria de Turismo de Canela para uma entrevista...

Smart Cities Park encerra e anuncia duas edições em 2026

REGIÃO - A quarta edição do Smart Cities Park encerrou nesta quinta-feira (30), em Nova Petrópolis, consolidando-se como o maior evento de inovação, tecnologia...

Mutirão para limpeza da Cascata dos Narciso ocorre hoje

GRAMADO – Hoje, sábado (25), a partir das 8h, acontecerá um trabalho voluntário e coletivo, que tem como objetivo limpar e preservar um espaço...

Série Ouro tem líder isolado

CANELA - A bola rolou com intensidade e muitos gols na noite desta quinta-feira (23) pela 5ª rodada do Campeonato Municipal de Futsal –...
error: Conteúdo protegido