ESTADO – Cambará do Sul, São José dos Ausentes e Monte Alegre dos Campos, na Região da Serra do Rio Grande do Sul, registraram a queda de flocos de neve, a primeira de 2025, e de chuva congelada (flocos de neve se formam, derretem durante a queda e voltam a congelar antes de atingir o solo) na madrugada desta quinta-feira (29), de acordo com a Climatempo Meteorologia. Abaixo, saiba mais sobre a diferença entre os dois fenômenos.
Em Cambará do Sul, a temperatura mais baixa a ser registrada foi de 2,4ºC, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), onde há medição.
Conforme a Climatempo, há condições para a formação de flocos de neve porque uma frente fria avança sobre o RS e, além disso, existe a influência de um ciclone extratropical no Litoral Norte que sopra umidade em direção ao interior do continente. Quando a umidade e o ar frio se encontram, surgem os flocos.
Neve, chuva congelada e chuva congelante
Segundo a Climatempo Meteorologia, só é considerada neve o fenômenoem que flocos congelados chegam ao solo sem derreter.
No entanto, às vezes, os flocos surgem com característica de neve, mas derretem no caminho e voltam a congelar antes de tocar o chão. É o que os meteorologistas chamam de chuva congelada.
E ainda tem a chuva congelante. Nesse caso, as gotas caem como chuva comum, líquidas, mas, ao encostarem em uma superfície fria, congelam imediatamente, formando uma camada escorregadia e perigosa de gelo.
Fonte: G1