GRAMADO – O município se prepara para dar início à 7ª Semana Municipal da Pessoa com Deficiência, que inicia na próxima quinta-feira (21) e segue até o dia 28. Neste ano, a Câmara participa de forma intensa, promovendo atividades dentro e fora da Casa do Povo.
Na Sessão Ordinária de ontem, segunda-feira (18), Bertha Zanatta, representante do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (Comped), utilizou a Tribuna para convidar a comunidade a prestigiar as ações programadas e, mais do que isso, refletir sobre a importância da conscientização.
“De 21 a 28 de agosto acontece a 7ª Semana Municipal da Pessoa com Deficiência. Esta não é apenas uma semana de eventos, mas um espaço de reflexão, escuta, celebração da diversidade e, acima de tudo, um compromisso com uma cidade mais acessível, solidária, plural e, principalmente, humana e empática”, afirmou Bertha.
Durante sua fala, Bertha destacou que Gramado já vem avançando em acessibilidade, mas ainda há um caminho a percorrer: “Temos visto projetos importantes, escuta ativa e uma sociedade mais aberta ao diálogo. Mas ainda há muito por fazer. Inclusão não é favor, é direito. Acessibilidade não é luxo, é o mínimo para garantir dignidade. As pessoas com deficiência não querem piedade, mas respeito, protagonismo e oportunidades reais.”
A programação da 7ª Semana foi construída em parceria com a Câmara Municipal, a Prefeitura de Gramado e Secretarias Municipais, como Educação, Cidadania e Assistência Social, Inovação e Esporte. Todas as atividades serão gratuitas, com tradução em Libras, acessibilidade nos espaços e, sobretudo, protagonismo das pessoas com deficiência.
Entre os destaques estão as solenidades de abertura e encerramento, a Corrida pela Inclusão, a campanha “Essa vaga não é sua nem por um minuto”, o momento de escuta ativa com o tema “Nada sobre nós, sem nós” e a Feira da Empregabilidade.
Encerrando sua fala, Bertha fez um apelo à comunidade: “Vamos juntos ampliar nossas vozes e fazer desta uma semana de empatia e conscientização. Que a escuta se transforme em ação, e a empatia em transformação social. Porque quando falamos em inclusão, falamos em futuro.”
BOX
PROGRAMAÇÃO
Quinta-feira (21)
- Arte que Inclui: Grupo de canto Sossego em Pauta (INAV/Caxias do Sul);
- Discurso comemorativo: 10 anos da Lei Brasileira de Inclusão, com Marcelo Lechner;
- Horário: 18h30
- Local: Auditório da APAE Gramado – Rua Piratini, 650 – Bairro Planalto.
Sexta-feira (22)
- Basquete em cadeira de rodas com a equipe Leme Basquetchê/NH e atletas locais;
- Horário: 14h às 16h
- Local: Ginásio da EMEF Maximiliano Hanh – Rua Cerro Largo – Bairro Carniel.
Sábado (23)
- Corrida Movimenta Gramado pela Inclusão
- Horário: 8h às 10h
- Local: Lago Negro – Largada no Parque Carrieri – Bairro Planalto.
(Em caso de chuva, a atividade será cancelada)
Domingo (24)
- Dia no Parque – Encontro de famílias e pessoas com TEA;
- Horário: 10h30 às 16h
- Local: Parque do Caracol – Canela.
Terça-feira (26)
- Campanha “Essa vaga não é sua nem por um minuto” – Mobilização educativa sobre o respeito às vagas exclusivas;
- Horário: 9h às 11h
- Local: Av. Borges de Medeiros (em frente à Praça Major Nicoletti).
(Em caso de chuva, a atividade será cancelada)
Quarta-feira (27)
- Roda de Conversa – Vozes que Precisam Ser Ouvidas: espaço de escuta sensível com pessoas com deficiência, para refletir sobre inclusão real e cidadania;
- Horário: 14h às 16h
- Local: Plenário Júlio Floriano Petersen – Câmara Municipal de Gramado.
Quinta-feira (28)
- Feira da Empregabilidade – conexão entre poder público, empresas e pessoas com deficiência, fortalecendo políticas públicas inclusivas;
- Horário: 13h30 às 17h
- Local: Câmara Municipal de Gramado.
Encerramento
- Palestra “Dez anos da LBI: Avanços, desafios e futuro da inclusão”;
- Apresentação artística Arte que Inclui;
- Horário: 18h30
- Local: Teatro Elisabeth Rosenfeld – Câmara Municipal de Gramado.