Recreio Gramadense celebra 111 anos com resgate de tradições e novos projetos
A Sociedade Recreio Gramadense comemorou, na noite de ontem, seus 81 anos de história com um coquetel marcado por homenagens ao passado e projeções para o futuro do clube. Durante o evento, a presidente Gabriela Fulcher Michaelsen destacou a importância das famílias que ajudaram a construir a trajetória da entidade e reforçou o papel da Recreio como espaço de convivência e apoio à comunidade.
Em seu pronunciamento, Gabriela ressaltou que a instituição atravessou diferentes períodos históricos, superando desafios e mantendo-se ativa junto à sociedade. Segundo ela, nos últimos três anos a gestão buscou profissionalizar a administração, com ajustes financeiros, investimentos em manutenção e reformas, além do fortalecimento da presença em marketing e redes sociais.
Ainda conforme a presidente, mais de 60 mil pessoas passaram pelo clube nesse período, com a realização de 28 eventos próprios. Mesmo diante da interrupção das atividades durante as enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul, a Recreio voltou a desempenhar um papel social relevante, abrindo espaço para o recebimento de doações e cedendo sua cozinha para a produção de milhares de marmitas e lanches destinados a desabrigados, por meio de um projeto de cozinha solidária.
Entre as iniciativas anunciadas está a criação de um memorial no terceiro andar do clube, que reunirá itens históricos e registros da trajetória da entidade. A programação de 2026 também prevê uma série de eventos, como o “Gramado e Suas Mães de Sempre”, em maio; uma festa temática dos anos 80 e 90, em julho; um sarau em agosto; e o Chá da Solidariedade, em setembro, em parceria com o Rotary Club, com arrecadação destinada à Liga Feminina de Combate ao Câncer.
Outro destaque é o resgate de tradições. A diretoria trabalha na retomada do Baile de Debutantes, desativado há cerca de 30 anos, com lançamento oficial previsto para a próxima semana e baile de gala agendado para 17 de outubro. Também foi protocolado junto à Prefeitura de Gramado o pedido para a realização do Baile das Hortências, programado para 5 de dezembro, em parceria com o projeto da empresa Rossi & Zorzanello.
Ao encerrar, Gabriela enfatizou o vínculo pessoal com a história do clube e resumiu o momento em dois sentimentos: pertencimento e orgulho. “Celebramos não apenas um número, mas uma história feita de pessoas, memórias e legado”, afirmou, agradecendo à diretoria, conselheiros e colaboradores pela atuação conjunta.
A noite marcou não apenas a celebração de mais um aniversário, mas o reforço do papel da Recreio Gramadense como uma das instituições tradicionais de Gramado, com olhar voltado à preservação de sua história e à construção de novos capítulos. Estiveram presentes ex-presidentes e diretores, associados e convidados.









