InícioGeralGramado e CanelaProjeto “Vale das Montanhas” é retirado da Câmara de Vereadores

Projeto “Vale das Montanhas” é retirado da Câmara de Vereadores

Tempo de leitura: < 1 minuto

GRAMADO – O projeto que pretendia nomear a região sul do município, composta pela Várzea Grande, como “Vale das Montanhas” foi retirado de pauta da Câmara de Vereadores nesta quinta-feira (22). A retirada do projeto aconteceu depois que a Procuradoria-Geral da Câmara emitiu um parecer jurídico contrário à sua tramitação.

Segundo o Procurador-Geral da casa legislativa, Felipe Catani, sua decisão se baseou nas orientações do Igam, instituto que presta assessoria jurídica aos órgãos públicos. Conforme o parecer, o correto seria fazer uma alteração no Plano Diretor, ou então, criar uma rota ou roteiro turístico, porém sem criar obrigações diretas ou indiretas ao Executivo.

Para alterar o Plano Diretor, é necessário dispor de equipe especializada para analisar o projeto, o que a Câmara de Vereadores não possui em seu quadro. Já a criação de rota ou roteiro turístico, o procurador entende ser mais adequado, tecnicamente, partir de iniciativa da Prefeitura, por conta de o executivo possuir as equipes qualificadas caso entendam que o projeto seja necessário para a região.

“A instrução passada ao pessoal da Associação Vale das Montanhas foi de contatarem o Executivo diretamente, para que a proposição do projeto seja realizada por lá”

Procurador Felipe Catani

Haviam assinado o projeto apresentado pela Associação, os vereadores Celso Fioreze (PSDB), Renan Sartori (MDB), Rodrigo Paim (MDB), Cícero Altreiter (MDB), Professor Daniel (PT), Rosi Ecker Shmitt (Progressistas), Neri da Farmácia (Progressistas) e Roberto Cavallin (Progressistas). Apenas o vereador Joel da Silva Reis (Progressistas) não havia assinado a proposição.

Nossa reportagem apurou que agora a intenção dos vereadores que assinaram o projeto é fazer uma indicação ao Poder Executivo da cidade para que se denomine a Região Sul da cidade de “Vale das Montanhas”.

O presidente da Associação Vale das Montanhas, Dirlei Roberto Benetti Swaizer, salientou que o próximo passo da instituição é alterar alguns pontos do projeto.

“O projeto permanece no legislativo, até apresentarmos os ajustes necessários e indicados pelo Igam. Também já iniciamos tratativas com o chefe do executivo, o prefeito Nestor, onde iremos alinhar o documento junto à procuradoria do município”

Presidente da Associação Vale das Montanhas, Dirlei Roberto Benetti Swaizer

Opinião do prefeito

Em entrevista ao Jornal Integração logo após a sessão especial na Câmara de Vereadores, na quarta-feira (14), o Prefeito Nestor Tissot falou sobre o projeto, que até aquele momento ainda tramitava na Câmara de Vereadores. “A discussão teria que ter iniciado com o poder público, com reuniões na prefeitura, fazer debates no bairro. Chegar assim, de ‘supetão’ até os vereadores é complicado. Eu [prefeito] nem conheço o projeto, porque ele ainda não chegou em minhas mãos, não sei exatamente do que ele se trata”, afirmou Nestor.

“Precisamos tomar muito cuidado quando se modifica algo que é a nossa história, nossa identidade e nossa cultura. Hoje o bairro dá muito orgulho para os moradores e eu também tenho orgulho de morar na Várzea Grande”

Prefeito Nestor Tisot

Tissot ainda ressaltou que um projeto assim precisa envolver toda a comunidade no debate e que as conversas precisam ser aprofundadas. “Precisamos chamar os moradores mais antigos, os mais novos, os outros empresários do bairro também. Eu não quero e não posso tomar uma decisão assim sozinho e muito menos os vereadores. A comunidade precisa estar envolvida na discussão”.

Questionado se naquele momento acreditava que a região teria uma valorização maior com a nomenclatura proposta, Nestor respondeu que não tinha uma opinião formada e finalizou dizendo: “Vamos continuar debatendo. Eu tenho orgulho do bairro Várzea Grande“.

TEXTO: Gabriel Bremstrop

[email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Morre Eraldo da Rosa Pereira, genro do vereador Jone Wulff

CANELA - Faleceu na madrugada desta segunda-feira (4), no Hospital de Caridade de Canela, Eraldo da Rosa Pereira, aos 48 anos, genro do vereador...

Quatro jogos que separam o Gramadense da elite do futebol gaúcho

Tiago Manique [email protected] GRAMADO – O Centro Esportivo Gramadense (CEG) encerrou no domingo (27), a primeira fase da Divisão de Acesso. Jogando pela 14ª rodada da...

O início do fim do comércio irregular?

Quem passou ali pelo entorno da Igreja Matriz, no Centro de Canela, viu que tinha movimento diferente na tarde desta sexta-feira (25). Era a...

Canela e SESAI alinham ações de saúde para comunidade indígena

CANELA – A Secretaria de Saúde de Canela realizou uma reunião, no dia 22 de julho, para alinhar, ações de atendimento de saúde para...

Tour de France Gastronomie celebra um ano em Gramado com novo cardápio e homenagem aos clientes

GRAMADO - O Tour de France Gastronomie completou, segunda-feira (14), seu primeiro ano de funcionamento em Gramado e marcou a data com o lançamento...
error: Conteúdo protegido