InícioSegurançaGramado e CanelaProjeto garante segurança e integração comunitária

Projeto garante segurança e integração comunitária

Tempo de leitura: < 1 minuto

O Jornal Integração conta a história do soldado Leandro Rodrigues, que serviu de modelo do projeto

Leonardo Santos[email protected]

CANELA – Um projeto da Secretaria de Educação está ganhando destaque e promovendo maior segurança e integração na comunidade escolar. O projeto consiste na implementaçãp de residência para policiais militares junto às escolas, proporcionando um ambiente mais seguro e propício ao aprendizado.

Por enquanto, duas escolas da Rede Municipal e o Centro Esportivo Chacrão já receberam a construção destas moradias por meio da Prefeitura. São elas EMEIEFI Noeli Silva de Azevedo, no bairro Santa Marta, e a EMEIEF Barão do Rio Branco, no Saiqui. Ainda, devem ser entregues duas moradias, nas EMEIEF´s João Alfredo e Ernesto Dornelles, nos bairros Eugênio Ferreira e Boeira, respectivamente. A Prefeitura também aguarda a construção das residências na EMEIEF Dante Bertoluci e no Centro Esportivo Celulose.

O MODELO – O caso que serviu de modelo a essa iniciativa é o do policial militar, soldado Leandro Rodrigues Batista, que há 14 anos reside junto à EMEIEF Severino Travi, fruto de uma parceria entre a escola e o Lions Clube que, na época, visava garantir a proteção e tranquilidade dos estudantes, professores e funcionários, além de fortalecer os laços entre a polícia e a comunidade.

O soldado Amaral mora ali, dividindo cerca com o educandário. Ele conta que sentado do pátio começa a observar a movimentação da escola. A rotina de Leandro é similar à de qualquer outro policial militar, porém, com a particularidade de que seu pátio de casa é a extensão da escola e vice-versa. Ele está sempre atento ao que acontece na comunidade escolar, desempenhando seu papel de policial 24h. A presença constante de um PM próximo à escola traz uma sensação de segurança e referência não apenas para a instituição de ensino, mas para toda a comunidade e bairro.

“A rotina é igual a de todo PM, com a diferença que o pátio da minha casa é a extensão do colégio, então estou sempre de olho no que também está acontecendo na escola.A responsabilidade é muito grande, mas todo Policial é acostumado. Exercemos a profissão o tempo inteiro. Eu, assim como meus colegas, servimos à comunidade. Mas o respeito é primordial, como em todo local ou profissão, e dessa forma costuma sempre ser muito tranquilo, porque todos entendem a importância de um policial bem próximo e a ideia é estar sempre pronto a ajudar quando necessário”, indicou.

É importante ressaltar que, apesar da presença do policial, a intervenção no trabalho pedagógico é limitada. Os professores e a direção da escola são responsáveis por mediar conflitos e questões disciplinares no ambiente escolar. No entanto, quando necessário, atua com mediador e conciliador, buscando o bem-estar de todos.

“Apesar da presença constante, isso não me autoriza a intervir no trabalho pedagógico que é realizado, e muito bem realizado na escola. Então professores e a direção que mediam esses “conflitos” e que quando extrapolam a parte pedagógica ou disciplinar na questão escolar, bom, aí sim, intercedo, sempre procurando a mediação e conciliação, para o bem de todos dentro da escola”, sublinhou.

Leandro destaca a importância da identificação e orientação de indivíduos estranhos no entorno do educandário. Com a sua vivência na comunidade e a ajuda dos professores, ele consegue identificar possíveis ameaças e garantir a segurança dos alunos.

“Faço, principalmente, no entorno da escola, como identificação e orientação de indivíduos estranhos, devido ao tempo que moro na comunidade e com auxílio de professores, se torna mais fácil identificar”, apontou.

“As crianças se sentem seguras”, conta diretora

A diretora da Severino, Cristiane Galle, salienta que não há registros de vandalismo ou ajuntamento de indivíduos nos arredores. Ainda, ela comentou que os alunos vêem Leandro como um símbolo de segurança.

“É importantíssima (a presença do PM), não temos registros de vandalismo nas imediações da Escola e nem junção de pessoas estranhas em torno em seu horário de funcionamento. As crianças possuem um respeito enorme pelo Leandro e sentem-se seguras com ele por perto”, revelou.

Ela aproveitou para agradecer ao soldado e reforçar sua parceria com a Severino Travi que ocorre de forma séria e ética. “Só temos a agradecer ao Leandro, sempre que necessário ele nos dá apoio e suporte de forma ética e respeitosa. É um grande parceiro e amigo da Escola, nos sentimos muito seguras em ter ele por perto, tem nossa admiração”, finalizou

A presença dos policiais, de acordo com Leandro, próximos aos estudantes cria um vínculo especial, pois eles se tornam parte integrante do círculo escolar e contribuem para a construção de um ambiente melhor, servindo de exemplo aos alunos. Além disso, a família de Leandro também está envolvida nesse processo, com sua filha auxiliando em projetos na escola e sua esposa trabalhando no bairro.

Diante dos desafios e da inversão de valores presentes na sociedade atual, a parceria entre a polícia e a comunidade escolar é uma forma eficaz de promover a segurança, a integração e o respeito.

“Mesmo com alguns valores invertidos na nossa sociedade, quando trabalhamos junto as crianças, jovens, enfim, junto a comunidade escolar, e no meu caso que moro junto, nos sentimos parte, pertencentes deste círculo. E sempre colaboramos, seja da maneira que for, para que isso seja um lugar melhor, somos extremamente satisfeitos.  E eu me sinto honrado em poder colaborar  com esta comunidade escolar e também com o bairro, pois esses alunos são moradores daqui”, projetou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dono de restaurante em Canela morre aos 47 anos após mal súbito

Gabriel Sarago Cattólica, 47 anos, faleceu neste sábado (9) após sofrer um mal súbito pela manhã, de acordo com a Brigada Militar. Ele era...

Trânsito é liberado na Estrada Velha após adiamento de obras da Corsan

O secretário de Obras, Tiago Procópio, confirmou à reportagem que a Rua Emílio Leobet, conhecida como Estrada Velha, está totalmente liberada para o tráfego...

Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul homenageia os 50 anos da Prawer Chocolates

Cerimônia enalteceu a trajetória da marca pioneira do chocolate artesanal no Brasil e contou com a presença de autoridades e colaboradores da empresa Na tarde...

Morre Eraldo da Rosa Pereira, genro do vereador Jone Wulff

CANELA - Faleceu na madrugada desta segunda-feira (4), no Hospital de Caridade de Canela, Eraldo da Rosa Pereira, aos 48 anos, genro do vereador...

Quatro jogos que separam o Gramadense da elite do futebol gaúcho

Tiago Manique [email protected] GRAMADO – O Centro Esportivo Gramadense (CEG) encerrou no domingo (27), a primeira fase da Divisão de Acesso. Jogando pela 14ª rodada da...
error: Conteúdo protegido