Para conseguirmos estabelecer um bom acesso à saúde que seja referência na região, Canela precisa de uma estrutura de planejamento adequada. O que o plano de governo do Progressistas propõe primeiramente, é fortalecer a atenção primária, com foco na ampliação de equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) e a criação de uma nova Unidade de Saúde entre o Saiqui e Jardim das Fontes, dar andamento nos projetos já existentes, como o Posto no bairro Leodoro de Azevedo, e ampliar o horário de atendimento em algumas UBS para desafogar o atendimento no hospital. A atenção básica, visa aprimorar o monitoramento sanitário, revisando normas e implementando alertas rápidos para surtos de doenças. A modernização das operações será um pilar, com a adoção de sistemas informatizados para facilitar a gestão de dados, agendamento de consultas e a distribuição de medicamentos.
Para atender à crescente demanda em saúde mental, será implantado o AMENT, um ambulatório especializado em saúde mental, além do CAIS, que oferecerá suporte integral a crianças e adolescentes. A infraestrutura será modernizada, com a construção de uma UPA 24 horas e a descentralização da Farmácia Popular, em bairros com alta demanda, facilitando o acesso da população. A gestão eficiente também será um foco, com ênfase em parcerias público-privadas e uma prestação de contas transparente.
O atendimento médico do interior será ampliado, garantindo que as comunidades indígenas, também recebam visitas periódicas e frequentes de profissionais de saúde, promovendo uma atenção mais inclusiva. Outras propostas incluem a criação de uma sala de fisioterapia municipal, a ampliação dos serviços odontológicos e a introdução de terapias holísticas como complemento aos tratamentos convencionais. A reestruturação da Secretaria de Saúde, com novas coordenações para áreas como saúde bucal e mental, garantirá uma administração mais eficaz.
As principais metas a serem perseguidas incluem a ampliação da cobertura vacinal e do atendimento pré-natal, a redução da mortalidade infantil e a melhoria dos atendimentos de alta complexidade no Hospital de Caridade de Canela. De acordo com a Assessoria de Comunicação do Partido “O objetivo geral é garantir uma gestão moderna, humanizada e integrada, onde a prevenção seja prioridade, e a garantia que assegure o acesso universal e de qualidade a todos os cidadãos, com a ampliação de tratamentos especializados, sejam aderidos, promovendo saúde e bem-estar para toda a comunidade. Temos ciência de que o apoio dos outros municípios, e um diálogo aberto com o governo estadual, se faz necessário para que haja esses benefícios implementados na saúde do município,dentre outros mais arrojados, como implementar unidades de tratamento intensivo no HCC.”
Material enviado pela Assessoria de Imprensa do Progressistas de Canela