InícioPolíticaGramado e CanelaPrimeiro semestre de 2021 marca votação de 29 Projetos de Lei Ordinária...

Primeiro semestre de 2021 marca votação de 29 Projetos de Lei Ordinária na Câmara de Gramado

Tempo de leitura: < 1 minuto

GRAMADO – Os seis primeiros meses de 2021, na Câmara de Gramado, foram integrados por 21 sessões ordinárias, 4 audiências públicas e pela votação de 29 Projetos de Lei Ordinária. Até a última semana do mês de junho, ainda tramitavam junto aos parlamentares outros 12 PLOs.

As análises são conferidas, além da Procuradoria, por três Comissões Permanentes: Legislação e Redação Final; Orçamento, Finanças e Contas Públicas; e Infraestrutura, Turismo, Desenvolvimento e Bem-Estar Social (também conhecida como Comissão de Mérito). Os encontros destes grupos acontecem semanalmente, sempre às quintas-feiras – e são abertos à comunidade.

Marcão Lovato

O então vereador Marcão Lovato (Progressistas) permaneceu no Legislativo de janeiro até a segunda quinzena do mês de junho, quando passou a ocupar um cargo na Prefeitura de Gramado. Em seu lugar, no dia 22 de junho, está o parlamentar Joel da Silva Reis (Progressistas).

Em seu período na Câmara de Gramado, Marcão apresentou 8 pedidos de providências e 2 indicações. Também ocupou a presidência da Comissão de Orçamento, Finanças e Contas Públicas e a vice-presidência da Comissão de Legislação e Redação Final.

Mesa Diretora

Presidente: Vereador Professor Daniel (PT)

Vice-presidente: Renan Sartori (MDB)

1º Secretário: Celso Fioreze (PSDB)

2º Secretário:IkeKoetz (Progressistas)

Ações do Legislativo

1) TV Câmara: os programas vão ao ar de terça a sexta-feira, sempre às 18h30, no Facebook e no YouTube da Câmara de Gramado. A ação estreou em 24 de fevereiro. Portanto, até a última semana de junho, foram produzidos e divulgados 70 episódios – sempre com o intuito de aproximar a comunidade do Legislativo.

2) Frente Parlamentar: integrada pelo presidente Renan Sartori (MDB), pelo vice Neri da Farmácia (Progressistas) e pelo membro Cícero Altreiter (MDB), tem como intenção promover um diálogo entre poderes públicos, comunidade e entidades representativas referente às ações de recuperação econômica e social devido à Covid-19.

3) Dia da Mulher e Dia das Mães: homenagem realizada nas redes sociais digitais da Câmara de Gramado, por meio de fotografias de pessoas da comunidade.

4) Campanha Juntos por Gramado: ação que arrecadou, em março e abril, fraldas infantis e litros de leite para a comunidade. Os itens foram distribuídos pela Secretaria de Cidadania e Assistência Social.

5) Semana da Conscientização do Autismo: conversas, programas da TV Câmara e publicações de conteúdos em redes sociais do Legislativo discutiram, em março, a importância deste tópico para a sociedade.

6) Semana da Terra: em abril, uma série de conteúdos foi publicada também nas redes sociais digitais da Câmara de Vereadores a fim de levantar este tema junto à população.

7) Encontro na Assembleia Legislativa e Governo do Estado: reuniões (inclusive com o governador Eduardo Leite) trataram da necessidade de maior diálogo sobre as concessões de estatais gaúchas, em maio.

8) Campanha Eles por Elas: a assinatura do termo de compromisso à campanha da ONU Mulheres aconteceu em 31 de maio. Com isso, o Legislativo de Gramado é o primeiro do Brasil a aderir ao movimento. A intenção é apoiar a igualdade de gênero entre mulheres e homens.

9) Entrega de R$ 500 mil ao Executivo: nos cinco primeiros meses de 2021, a Câmara de Gramado economizou meio milhão de reais. Estes recursos foram encaminhados, em junho, para a Prefeitura de Gramado, para que sejam aplicados em ações direcionadas à comunidade.

10) Audiência pública sobre concessão de rodovias: encontro inédito encabeçado pela Câmara de Gramado com os municípios da região e com representantes estaduais a fim de debater o formato de concessão da RS-115 e da RS-235, no mês de junho.

11) Gabinete Móvel: encontro com a comunidade do bairro Piratini promovido no dia 3 de julho, em que os moradores e as moradoras destacaram demandas de saneamento básico. As sugestões foram transformadas em pedidos e indicações do Poder Legislativo.

12) Fórum Gramado Ontem, Hoje e Amanhã: o encontro acontecerá nos dias 13, 14 e 15 de julho, na Câmara de Vereadores, para tratar da ocupação urbana do município – e também refletir sobre os avanços e regressos de Gramado.

NÚMEROS: JANEIRO – JUNHO DE 2021

Sessões ordinárias21
Sessões especiais3
Sessões extraordinárias6
Sessões solenes2
Pedidos de informação87
Pedidos de providências182
Indicações116
Moções9
Emendas15
Projetos de Lei Ordinária votados29 (outros 4 foram arquivados)
Projetos de Lei Ordinária em trâmite12
Projetos de Lei do Legislativo votados2 (outros 2 foram arquivados)
Projetos de Lei do Legislativo em trâmite2

*

1) Vereador Celso Fioreze (PSDB)

É 1º Secretário da Mesa Diretora e líder de bancada do PSDB. É presidente da Comissão de Legislação e Redação Final e também da Comissão de Orçamento, Finanças e Contas Públicas.

“Já estive em vários períodos na Câmara, mas esta experiência é nova. A legislação vai se modificando e a estrutura da Casa do Povo também. Me perguntam se sou da oposição, mas o que eu digo é que trabalho para a comunidade. O que devemos saber é que o contraditório também faz parte da democracia”.

Pedidos de informação8
Pedidos de providências45
Indicações14
Moções (autoria)1
Projetos de Lei1 (arquivado)
Emendas10

*

2) Vereador Cícero Altreiter (MDB)

É membro da Frente Parlamentar. Também é líder de bancada do MDB.

“A pandemia coloca alguns limites em ações que a Câmara de Vereadores gostaria de realizar, mas de qualquer modo precisamos buscar meios de atender a população. Estamos trabalhando para realizar contatos e promover ações que escutem e reivindiquem os pedidos dos moradores”.

Pedidos de informação24
Pedidos de providências14
Indicações12
Moções (autoria)
Projetos de Lei
Emendas5

*

3) Vereador Ike Koetz (Progressistas)

É 2º Secretário da Mesa Diretora e líder de bancada do Progressistas. É vice-presidente da Comissão de Legislação e Redação Final e membro da Comissão de Orçamento, Finanças e Contas Públicas.

“A Câmara de Vereadores é um elo entre as demandas da comunidade e a execução de todas as demandas públicas. Estamos aqui para auxiliar todos e todas, sempre. Promovemos sessões especiais, audiências e eventos com a intenção de cada vez mais aprimorar Gramado”.

Pedidos de informação4
Pedidos de providências17
Indicações8
Moções (autoria)1
Projetos de Lei
Emendas1

*

4) Vereador Joel da Silva Reis (Progressistas)

É vice-presidente da Comissão de Orçamento, Finanças e Contas Públicas.

“Todos nós trabalhamos com muita vontade. Muitos gostariam de estar no nosso lugar. Quero agradecer muito pela comunidade, por toda a confiança, e me colocar à disposição. Meu gabinete está aberto de segunda a sexta-feira na Câmara de Vereadores”.

Pedidos de informação
Pedidos de providências4
Indicações3
Moções (autoria)1
Projetos de Lei
Emendas

*

5) Vereador Neri da Farmácia (Progressistas)

É vice-presidente da Comissão de Mérito. Também é vice-presidente da Frente Parlamentar.

“Essa é a minha primeira legislatura, por isso quero agradecer a receptividade que tive dos mais experientes na Câmara. Eu venho da iniciativa privada, então tudo foi uma novidade. Mas sigo me comprometendo a fazer um trabalho de representatividade, estando sempre presente nas comunidades”.

Pedidos de informação1
Pedidos de providências45
Indicações18
Moções (autoria)
Projetos de Lei
Emendas1

*

6) Vereador Professor Daniel (PT)

É o presidente da Mesa Diretora. Também é líder de bancada do PT.

“Os seis primeiros meses no Legislativo foram muito produtivos. Realizamos ações que visam atender a comunidade, mas sempre guiadas pela economia. Sabemos que é um período difícil para todos, por isso não se gasta um centavo sem consciência. Nossa intenção é trabalhar pelo diálogo”.

Pedidos de informação31
Pedidos de providências7
Indicações8
Moções (autoria)4
Projetos de Lei3 (sendo 1 arquivado)
Emendas8

*

7) Vereador Renan Sartori (MDB)

É vice-presidente da Mesa Diretora. É presidente da Frente Parlamentar. Também é membro da Comissão de Mérito.

“Todas as ações aqui realizadas têm um foco em comum, que é o bem da nossa comunidade. Mas sem deixar de pensar no futuro, com projetos a longo prazo. Com audiências, fóruns e sessões, a Câmara de Vereadores tem trabalhado e está de portas abertas de toda nossa população”.

Pedidos de informação19
Pedidos de providências19
Indicações9
Moções (autoria)
Projetos de Lei1 (arquivado)
Emendas6

*

8) Vereador Rodrigo Paim (MDB)

É membro da Comissão de Legislação e Redação Final.

“Esta é a minha primeira vez como vereador, então também estamos em meio a novidades. Posso destacar que acho muito importante essa oxigenação entre os parlamentares, porque a mudança normalmente traz bons frutos. A intenção, com certeza, deve ser sempre atender com respeito e dedicação a comunidade”.

Pedidos de informação19
Pedidos de providências11
Indicações21
Moções (autoria)
Projetos de Lei1
Emendas11

*

9) Vereadora Rosi Ecker Schmitt (Progressistas)

É líder de governo no Legislativo e também ouvidora da Câmara de Gramado. É presidente da Comissão de Mérito.

“Parece que estamos há mais de um ano aqui atuando, mas faz apenas seis meses. Isso acontece por causa da quantidade de ações que foram realizadas. Depois de muitos anos o Legislativo está diferente, mas segue com o propósito de atender sempre bem a nossa comunidade”

Pedidos de informação
Pedidos de providências29
Indicações46
Moções (autoria)2
Projetos de Lei
Emendas1

Conteúdo relacionado

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Conteúdo protegido