Tiago Manique
GRAMADO – Da folha de papel ao retiro espiritual e estes ingredientes para o palco, sendo transformada na peça teatral Receitas de Amor e Comédia. A atração estreia nesta quinta-feira (8), às 19h30, na sede da Ava Cursos e Eventos, na rua Coronel João Corrêa, 92, próximo à Brigada Militar de Gramado. O investimento é de R$ 99, ingresso duplo (limitado) que pode ser adquirido diretamente na sede da Ava. Mais informações (51) 99262.4139.
O espetáculo marca a estreia de Fabiane Rodrigues e Paulo Celi no universo do teatro, trazendo para o palco um texto que, originalmente escrito pelo casal, ganhou vida sob a direção de Fábio Brocker. O que torna essa estreia particularmente notável é a trajetória inesperada dos novatos. Fabiane e Paulo, conhecidos por sua irreverência e bom humor no cotidiano, encontraram uma nova forma de expressão após um retiro espiritual. Foi nesse encontro que despertou esse interesse.
“Foi um retiro muito iluminado, pois trabalhamos o bem-estar e o casal estimulou isso no encontro com sorrisos, alegria e felicidade. Eles contagiaram quem estava lá. Uma história que se desenhou nos intervalos do retiro e surgiu esta conversa sobre o teatro”, contou Vyctor Ben-Hur, coordenador do retiro.
Fábio Brocker, que conta com 32 anos de experiência dedicados às artes, literalmente comprou a ideia. Conhecido por sua habilidade em transformar textos em experiências teatrais, viu o potencial de Fabiane e Paulo para transformar as palavras do casal em um espetáculo envolvente.
“Percebi um talento desse casal e, na hora, com minha experiência desses anos dedicados às artes, perguntei a eles se já tinham feito teatro, e nunca tinham. Perguntei se topariam. Eles se espantaram. Eles têm expertise em fazer humor e dar alegria, algo que necessitamos muito nos dias de hoje. Será o início de uma grande temporada e uma descoberta de um casal cômico. O talento desse casal é diferenciado. Eles falaram que não têm experiência, mas o talento está dentro de Fabiane e Paulo, comédia é assim que se faz”, comentou Fábio, que desenvolveu 80 horas de ensaios.

Os atores
Estreantes no cenário teatral, Paulo e Fabiane, que estão casados há 17 anos, começaram a desenvolver os textos ainda no ano passado com a intenção de, em algum momento, escrever um livro. A escrita foi intensificada em março e, em abril, iniciaram os ensaios, cerca de 80 horas. Paulo conta que o casal tem como hábito o bom humor em suas vidas pessoais. E a partir disso se construiu uma história que será celebrada no palco.
“Somos de fazer brincadeiras no dia a dia. Como chegar em um restaurante que serve sushi e pedir um rodízio de pizza. Fizemos essas interações com o pessoal. É uma receita de um casamento bem vivido. E o texto foi saindo ao natural com o Fábio [diretor], que foi apimentando e moldando. Existe uma linha de texto, padrão, mas somente na hora o espectador vai sentir. Teremos muitas surpresas, é para se divertir mesmo”, conta Paulo.
Fabiane admite que, apesar das piadas e de viverem sempre em alto astral, está sendo desafiador essa nova fase da vida em representar parte daquilo que vivenciam naturalmente. Ela deixou escapar um spoiler da sinopse da peça teatral, que está guardada como uma receita recheada de segredos.
“Não estamos acostumados [com teatro]. Foi uma descoberta e, neste meio tempo, descobrimos que temos mais humor do que achávamos. Sempre acordo assim, alegre e feliz, e conseguimos colocar esse ingrediente para o palco. Será muito alegre. A história é uma ficção, mas no final vamos relatar a nossa história falada”, finalizou Fabiane.












