InícioGeralGramado e CanelaPortas abertas para o programa Família Acolhedora

Portas abertas para o programa Família Acolhedora

Tempo de leitura: < 1 minuto

GRAMADO – “Acima de tudo, um grande ato social”. Assim definiu o secretário interino de Cidadania e Assistência Social, Ilton Gomes, com o novo serviço da Família Acolhedora. Este novo mecanismo, está vinculado a Serviços de Proteção Social Especial de Alta Complexidade, da Secretaria de Cidadania e Assistência Social e foi sancionado recentemente pelo prefeito Nestor Tissot.

O objetivo da Família Acolhedora é possibilitar o cuidado temporário em casas de famílias acolhedoras, para crianças, adolescentes ou grupo de irmãos que, no momento, não podem permanecer na sua família de origem. A criança ou adolescente e sua família de origem serão acompanhados por assistente social, psicólogo do serviço, entre outros serviços.

O serviço ainda está em fase de implantação e conhecimento por parte de quem colocará em prática que são as equipes da Assistência Social, vinculadas ao Abrigo Municipal.

A assistente Social Ana Cláudia Piassa, explicou que neste momento a equipe que está conduzindo o projeto está em fase de conhecer os detalhes, inclusive de conhecer na prática em outros municípios, como em Caxias do Sul que deve ocorrer nesta sexta-feira (11), onde irão participar de uma capacitação.

“Estamos seguindo um cronograma de investimentos com capacitação da equipe e divulgação. Já estamos realizando alguns cadastros de famílias interessadas que devem seguir um perfil, tem todo um processo criterioso que é adotado, que no final quem vai dar o aval e certificar é a justiça”, explicou.

A previsão para iniciar na prática o acolhimento está previsto para fevereiro e a família responsável em abrigar temporariamente a criança ou adolescente receberá um auxílio mensal.

As famílias que se interessar, irão acolher uma das 22 crianças e adolescentes que estão atualmente sendo assistidas no Abrigo Municipal. A idade será entre 0 a 18 anos e o prazo máximo de acolhimento será de 18 meses, podendo se estender.

“Se não há perspectiva de retornar a família de origem a pessoa acolhida permanece. Sempre destacando que não é adoção, os familiares da criança e adolescente seguem com o vínculo. Este programa possibilita um cuidado mais individualizado é um período provisório com o objetivo de retornar para a família de origem”, explicou Ana Cláudia.

Equipe está atuando na parte teórica e conhecendo experiências em outros municípios do Família Acolhedora

Projeção

Gomes projetou que o Família Acolhedora assim que for colocado em prática poderá proporcionar também um melhor atendimento dentro do Abrigo Municipal, para quem permanecer como assistido e os acolhidos poderão ter uma oportunidade de vida melhor.

“Para nós é uma ferramenta [Família Acolhedora] humana, acréscimo importante para a própria funcionalidade do Abrigo e se nós conseguir concretizar estes acolhimentos enobrece o trabalho de toda a equipe. É um sonho sendo realizado, trabalhar com pessoas é desafiador, diariamente estamos buscando novas alternativas para o bem-estar das famílias. Olhar com responsabilidade que estes jovens serão os políticos e profissionais do amanhã”, descreveu. Mais informações sobre o Família Acolhedora por meio do telefone (54) 3286.0791.

Projeto Apadrinhar Canela

Em Canela, um projeto semelhante é denominado de Apadrinhar. O apadrinhamento mantém vínculos entre crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social com cidadãos e famílias da comunidade, uma iniciativa do Ministério Público, por meio do promotor de justiça Max Guazzelli, em parceria com a Prefeitura de Canela.

O Termo de Cooperação entre os poderes Judiciário e Executivo para implementação do projeto no município foi assinado em outubro, no gabinete do prefeito Constantino Orsolin, com a presença do promotor Max Guazzelli e da juíza da 2ª Comarca de Canela, Simone Chalela, que é responsável pelas áreas da Família, Infância e Juventude. Mais detalhes sobre este projeto pode ser conferido na próxima edição do Jornal Integração.

Texto e fotos: Tiago Manique – [email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul homenageia os 50 anos da Prawer Chocolates

Cerimônia enalteceu a trajetória da marca pioneira do chocolate artesanal no Brasil e contou com a presença de autoridades e colaboradores da empresa Na tarde...

Morre Eraldo da Rosa Pereira, genro do vereador Jone Wulff

CANELA - Faleceu na madrugada desta segunda-feira (4), no Hospital de Caridade de Canela, Eraldo da Rosa Pereira, aos 48 anos, genro do vereador...

Quatro jogos que separam o Gramadense da elite do futebol gaúcho

Tiago Manique [email protected] GRAMADO – O Centro Esportivo Gramadense (CEG) encerrou no domingo (27), a primeira fase da Divisão de Acesso. Jogando pela 14ª rodada da...

O início do fim do comércio irregular?

Quem passou ali pelo entorno da Igreja Matriz, no Centro de Canela, viu que tinha movimento diferente na tarde desta sexta-feira (25). Era a...

Canela e SESAI alinham ações de saúde para comunidade indígena

CANELA – A Secretaria de Saúde de Canela realizou uma reunião, no dia 22 de julho, para alinhar, ações de atendimento de saúde para...
error: Conteúdo protegido