ESTADO – O plano de obras apresentado na tarde desta quarta (9) pelo governador Eduardo Leite, prevê o investimento de R$ 1,3 bilhão em 28 acessos municipais e 20 ligações regionais, na elaboração de 39 projetos executivos, na quitação de recursos necessários para conclusão de obras contratadas via 39 convênios em vigor em diferentes cidades do Estado e na conservação e recuperação de rodovias.
“Não conseguimos fazer concessões em todo Estado. Em algumas regiões, é preciso fazer investimentos estaduais. A capacidade de investimentos que o RS obteve vai viabilizar a aplicação desses recursos nessas obras”, destacou o governador Leite.
Mais do que um investimento em infraestrutura viária, o plano de obras pretende ampliar a capacidade de desenvolvimento econômico do Estado. Com melhores rodovias, é possível transportar cargas com mais segurança, além de possibilitar uma qualidade de vida melhor aos moradores das cidades que serão contempladas.
ACESSOS MUNICIPAIS – Em dezembro de 2018 o RS continha 62 acessos municipais não pavimentados. Nos últimos dois anos, 11 já foram executados e entregues à população – Boqueirão do Leão, Caraá, Carlos Gomes, Guabiju, Muliterno, Santo Antônio do Palma, São José do Hortêncio, Cerro Largo, Sertão Santana, Sério e Ubiretama.
Dos 51 acessos não pavimentados restantes, 28 estão contemplados no plano de obras, com previsão de investimento aproximado de R$ 328,5 milhões. Cinco deles serão entregues neste ano – Nova Bréscia, Coqueiro Baixo, Lagoa Bonita do Sul, Cerrito, Rolador e Itacurubi. Os demais serão entregues em 2022.
LIGAÇÕES REGIONAIS – Com um investimento de cerca de R$ 522,9 milhões, o plano de obras apresentado prevê a conclusão de 20 ligações regionais. Duas, que envolvem obras complementares da ERS-118 e uma ligação regional em Maçambará, serão entregues ainda neste ano. As outras 18 serão concluídas nos próximos anos, sendo 12 delas em 2022 e seis depois desse ano.
Aqui na região serão contemplados três trechos, sendo a ligação entre Santa Maria do Herval e Serra Grande, no interior de Gramado, e duas em Cambará do Sul, uma no acesso ao Cânion Itaimbézinho e a outra até São José dos Ausentes pela ERS-020. A previsão é entregar as duas de Cambará no ano que vem e a ligação para Santa Maria do Herval depois de 2022.