InícioNotíciasGeral“Pedi para ele nadar, pois ele sabia nadar, mas ele não me...

“Pedi para ele nadar, pois ele sabia nadar, mas ele não me respondia”

Tempo de leitura: < 1 minuto

Nicolas Felippetti

[email protected]

REGIÃO – As operações de busca pelo homem desaparecido na Barragem do Salto, em São Francisco de Paula, continuam, com a participação do Corpo de Bombeiros e mergulhadores especializados do Batalhão de Busca e Salvamento. O desaparecimento ocorreu na tarde de segunda-feira (11), e desde então, equipes têm trabalhado para localizar Cássio Leandro Ries de Oliveira, 39 anos, que desapareceu após cair de uma moto aquática durante um passeio com amigos.

Cássio, acompanhado por um grupo de amigos, estava em Canela, onde havia retirado uma moto aquática de uma revenda local. O equipamento, que estava sendo testado desde o domingo, apresentava algumas falhas técnicas. Segundo Vitória Ibarra, amiga de Cássio e bombeira de profissão, o jet ski teve dificuldades para acelerar e foi necessário que o motor fosse “aquecido” para conseguir mais desempenho.

Por volta das 16h, Cássio buscou Vitória no trabalho e por volta das 18h decidiram fazer um passeio juntos. “Subi no jet, ele acelerou e fomos até o meio, perto da ilha. Ele fez o retorno para voltar ao ponto de onde saímos, mas estávamos muito rápidos e acabamos nos desequilibrando, caindo na água”, relatou Vitória.

Ela descreve o momento da queda como caótico, pois Cássio ficou desorientado e não conseguia se comunicar, sequer respondia aos chamados de Vitória. “Eu pedi para ele nadar, pois ele sabia nadar, mas ele não me respondia. Eu vi ele se afogando e pedi “fica comigo e não desisti de se manter na superfície”, contou.

Apesar de não ter formação aquática avançada, Vitória utilizou sua roupa de neoprene, que ajudaria a manter a flutuabilidade, e com coragem, nadou até o jet ski, que havia sido levado pela correnteza cerca de 20 metros do ponto onde caíram. “Quando consegui voltar para o jet, fui tentar resgatar Cássio, mas não o encontrei mais”, diz, visivelmente abalada com o ocorrido.

Quem era Cássio?

Vitória não esconde a dor pela ocorrido, com quem criou uma forte amizade em pouco tempo. “Cássio era um homem de 39 anos, extrovertido, de coração gigante, que sabia aproveitar a vida ao máximo. Ele estava sempre rodeado de bons amigos e era uma pessoa que contagiava a todos com sua energia e sua risada sincera”, relembra com carinho.

Ela destaca também a paixão de Cássio por viver a vida com intensidade e alegria. “Ele ama a vida, um sonhador, trabalhador e muito guerreiro. Mesmo tendo me conhecido há pouco tempo, vou levar para sempre o pouco que pude aprender com ele”, comentou emocionada. Vitória ainda lamenta não ter conseguido salvá-lo, algo que carrega consigo como um peso. “Meu sentimento é de extrema incapacidade. Sou bombeira, estou treinada para situações de emergência, mas, naquela hora, não consegui salvar alguém tão importante para mim”, desabafa.

Detalhes sobre o teste do equipamento e a falha no Jet Ski

Segundo Vitória, os vendedores da moto aquática estavam presentes no momento do acidente. “Eles são amigos próximos de Cássio e estavam em contato com ele desde a semana passada. A moto aquática, ainda segundo Vitória, apresentou falhas mecânicas durante o teste, o que pode ter influenciado na queda. “O jet não estava acelerando corretamente. Ele acelerava e parava, parecia um problema mecânico. Mas, quando estava funcionando bem, conseguimos ir até a ilha”, disse, detalhando o comportamento do veículo aquático.

Cássio possuía habilitação para conduzir moto aquática e tinha experiência com o equipamento, tanto que já possuía um jet ski em São Paulo. “Ele sabia o que estava fazendo, tanto que tinha a carta de liberação para dirigir e experiência com motos aquáticas. Tanto que tinha uma em São Paulo”, afirmou.

Busca intensificada e apoio às famílias

As equipes de bombeiros, apoiadas pela Marinha e mergulhadores especializados, continuam as buscas intensivas pelo corpo de Cássio.

O capitão do Corpo de Bombeiros, Patrick da Silva, responsável pelas operações de resgate, garantiu que as buscas prosseguirão até que Cássio seja localizado. “Seguiremos as buscas até que seja encontrado”, afirmou.

Esclarecimento sobre as informações falsas

Diante da propagação de informações equivocadas sobre o caso, Vitória pediu um esclarecimento à população, enfatizando a importância de se divulgar os fatos com responsabilidade. “Muitas informações falsas foram espalhadas sobre quem éramos e o que estávamos fazendo. Eu e o Cássio éramos apenas amigos. Ele era um homem de 39 anos, ativo e com grande vontade de viver, e estávamos ali para testar a moto aquática, em um momento de lazer”, destacou Vitória.

Ela ainda pediu para que qualquer dado relevante sobre o caso, além das atualizações sobre o andamento das buscas, seja repassado de forma verdadeira, para que a situação seja tratada com o respeito.

Solidariedade e esperança

A busca por Cássio continua e, enquanto isso, amigos e familiares seguem mobilizados, com a esperança de que ele seja encontrado para que possam dar o adeus merecido. Mesmo com a dor e a agonia, Vitória reitera que Cássio estava fazendo aquilo que mais amava: aproveitando a vida, cercado de pessoas queridas e fazendo o que lhe trazia prazer.

“Tenho certeza que os últimos momentos da vida dele foram muito felizes pois ele estava com pessoas que ele amava fazendo aquilo que lhe dava prazer: curtindo a vida de forma leve.”, finaliza Vitória.

A equipe do Jornal Integração segue acompanhando as operações e está em constante contato com as autoridades para obter as últimas atualizações sobre o caso. Toda a redação se solidariza com os envolvidos e com a dor das famílias e amigos de Cássio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

IGP confirma feminicídio seguido de suicídio em Canela

A tragédia que abalou a comunidade de Canela no final de julho teve nesta semana uma confirmação oficial. Os laudos técnicos do Instituto-Geral de...

Trabalhadores dos Correios entram em greve contra retorno de gestor

Os trabalhadores do Centro de Distribuição dos Correios de Gramado e Canela (CDD hortênsias) estão em greve desde segunda-feira (18) em protesto contra o...

Dono de restaurante em Canela morre aos 47 anos após mal súbito

Gabriel Sarago Cattólica, 47 anos, faleceu neste sábado (9) após sofrer um mal súbito pela manhã, de acordo com a Brigada Militar. Ele era...

Trânsito é liberado na Estrada Velha após adiamento de obras da Corsan

O secretário de Obras, Tiago Procópio, confirmou à reportagem que a Rua Emílio Leobet, conhecida como Estrada Velha, está totalmente liberada para o tráfego...

Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul homenageia os 50 anos da Prawer Chocolates

Cerimônia enalteceu a trajetória da marca pioneira do chocolate artesanal no Brasil e contou com a presença de autoridades e colaboradores da empresa Na tarde...
error: Conteúdo protegido