REGIÃO – A Brigada Militar está promovendo a 15ª Edição do Curso no Estado sob supervisão do Departamento de Ensino. A qualificação está ocorrendo na Universidade de Caxias do Sul até o dia 7 de julho, com seis disciplinas totalizando 30 horas de instrução. 23 mulheres e 22 homens participam do aperfeiçoamento que tem como instrutora a 1º tenente Elisiane Rigão Pedroso e como monitora a soldado Catiele de Carvalho Pereira. Da área de abrangência do 1º BPAT são 12 policiais participando do curso.
O trabalho habilita os policiais militares a atuarem nas Patrulhas Maria da Penha, através de visitas, monitoramentos dos agressores/vítimas, bem como o atendimento emergencial para o primeiro enfrentamento, verificando as reais necessidades de encaminhamentos a outros órgãos de apoio com o conhecimento legal nas doutrinas, conceitos, jurisprudências pertinentes ao tema.
Atualmente, a Patrulha Maria da Penha está presente em 114 (cento e quatorze) municípios e faz parte da Rede Estadual de Enfrentamento e Atendimento Especializado às Mulheres em Situação de Violência e Promoção da Autonomia das Mulheres – Rede Lilás, criada em 2013.
