InícioNotíciasGeralParque Knorr/Aldeia do Papai Noel: Tombado; destruído, ou preservado?

Parque Knorr/Aldeia do Papai Noel: Tombado; destruído, ou preservado?

Tempo de leitura: < 1 minuto

GRAMADO – sabemos, há aplicações bem distintas a esta palavra do dicionário brasileiro: Tombamento: De que se fez tombo; que foi registrado por sua relevância histórica, artística, paisagística, sendo merecedor de proteção e que, com esse registro, passa a ser administrado por uma legislação específica; Que tombou; que caiu ou foi derrubado; caído; Que foi assassinado; morto: combatentes tombados em guerra.

O Jornal Integração registrou durante a semana a completa destruição do Parque Aldeia do Papai Noel, o Parque Knorr. Com o tombamento ocorrido em junho de 2018, pelo Município de Gramado, a comunidade passou a entender que aquilo tudo não poderia ser arrancado, como está sendo. Mas a Procuradora Geral do município, Mariana Reis, explicou nesta manhã ao Integração que o que deve ser preservado é apenas a moradia que pertencia ao seu Oscar Knorr. “O tombamento é das casas da época do Oscar. Tudo que diz respeito ao Parque de Diversões (brinquedos e edificações feitas pela Janilce (Aldeia) são dela e não contemplam o tombamento) ”, explicou.

Mariana chegou a comentar que a antiga dona do lugar seria obrigada a demolir sua construção e entregar em “estado natural”. Porém, esta tese não se confirma, eis que ela fez proposta de venda da estrutura ao novo proprietário, que adquiriu o parque recentemente em leilão, mas não se entenderam nos valores.

O Integração apurou que ela (Janilce), pretendia R$ 9 milhões para deixar a estrutura e o grupo adquirente avaliou e ofertou R$ 3 milhões “pelas péssimas condições de conservação”, disse a fonte do Jornal. Já para que o novo dono possa reconstruir algo para desfruto dos gramadenses e turistas desta que é uma das mais belas vistas de Gramado, o projeto precisará passar pela aprovação do Conselho do Patrimônio Histórico Cultural, e claro, do Meio Ambiente e Planejamento da prefeitura.

Pelas imagens obtidas pela reportagem, até a rampa do mirante para o vale da Linha 28 (sem limite), está sendo arrancada, numa clara demonstração de revanche pelo desacordo financeiro entre as partes. O Pórtico, tudo está sendo arrancado, e é óbivo que isso não tem nada a ver com obrigação ou algo que leve para o bem de algo. Só revanche e demonstração mágoa.

Prolongamento do prazo para desocupação

A Aldei do Papai Noerl conseguiu mais prazo para entregar o empreendimento. A alegação que levou a desembargadora MARILIA DE CASTRO NEVES VIEIRA, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, a dar mais 60 dias, a contar de hoje, é de que o Parque não conseguiu a expedição dos documentos, da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e do IBAMA – Instituto Brasileiro do Meio Ambientes e dos Recursos Naturais Renováveis-, para o transporte dos animais (renas).

Mas, ao que se denota, estes dias serão, também, úteis para demolir tudo o que não foi possível até hoje. Nesta manhã de sábado operários eram vistos arrancando tudo.

3 COMENTÁRIOS

  1. O local era maravilhoso. Espero que o futuro dono faça algo assim para receber turistas e o povo gramadense.

  2. Gramado e sua história, suas lembranças, desabando aos poucos todos os dias. Veremos a seguir uma cidade sem memória, sem uma atração lúdica, sem a originalidade que a tornava tão diferente do resto do Brasil.
    Parabéns aos envolvidos.
    Adeus, Gramado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Morre Eraldo da Rosa Pereira, genro do vereador Jone Wulff

CANELA - Faleceu na madrugada desta segunda-feira (4), no Hospital de Caridade de Canela, Eraldo da Rosa Pereira, aos 48 anos, genro do vereador...

Quatro jogos que separam o Gramadense da elite do futebol gaúcho

Tiago Manique [email protected] GRAMADO – O Centro Esportivo Gramadense (CEG) encerrou no domingo (27), a primeira fase da Divisão de Acesso. Jogando pela 14ª rodada da...

O início do fim do comércio irregular?

Quem passou ali pelo entorno da Igreja Matriz, no Centro de Canela, viu que tinha movimento diferente na tarde desta sexta-feira (25). Era a...

Canela e SESAI alinham ações de saúde para comunidade indígena

CANELA – A Secretaria de Saúde de Canela realizou uma reunião, no dia 22 de julho, para alinhar, ações de atendimento de saúde para...

Tour de France Gastronomie celebra um ano em Gramado com novo cardápio e homenagem aos clientes

GRAMADO - O Tour de France Gastronomie completou, segunda-feira (14), seu primeiro ano de funcionamento em Gramado e marcou a data com o lançamento...
error: Conteúdo protegido