GRAMADO – “Na casa do senhor não existe satanás, xô satanás”. Este é o trecho da música Xô Satanás, da banda baiana Asa de Águia, lançada em 1995, um dos hits de sucesso no carnaval daquele ano.
Ao contrário da canção, a ideia na noite desta sexta-feira (24), a partir das 20h30, é transformar o Perinão na casa do “satanás”. Pois, nesta data e horário, a equipe de Gramado do Diabos Vermelhos vai encarar o forte Propé de Nova Petrópolis, pela final da Copa Scur dos Campeões de Futsal.
A equipe gramadense vem de uma campanha com duas vitórias e o mesmo número de empates. São 14 gols e oito sofridos. Na semifinal, a equipe venceu o Suvaco na prorrogação por 2 a 0, após empate em 2 a 2 no tempo normal, mas os números não acrescentam na estatística no período extra.
Já o rival de Nova Petrópolis, vem com um aproveitamento de cem por cento. São quatro vitórias, todas saindo vencedor. No total, são 17 gols e seis sofridos, possuindo também o melhor ataque e defesa.

Motivação e apoio da torcida
Muita conversa, motivação e acertar detalhes táticos e o apoio da torcida. Estes são os trunfos do Diabos Vermelhos para tentar superar o adversário. Integrantes da equipe, estiveram no programa Redação JI Entrevista, na Rádio Integração Digital e falaram desta expectativa para a decisão.
“Os atletas têm que vir já para o ginásio motivados. Muitos trazem os familiares e já é motivo para estarem assim. Nosso time por tradição, sempre foi muito amigo. E isso já é diferente. Esta parte motivacional não entramos muito nos detalhes no vestiário, falamos mais de organização, principalmente defensiva. Pedimos apoio dos nossos torcedores e de outras equipes, pois temos a rivalidade local, mas somos amigos, jogamos juntos em outras equipes”, disse o técnico Gustavo Jardim.
Um dos destaques é Padilha. O atleta falou da parte motivacional e também demonstrou preocupação na correção defensiva. “Viemos aos poucos evoluindo, mas sexta é jogo para não errar, principalmente na nossa marcação, o erro tem que ser mínimo. Sobre motivação aquilo que o Espuleta [jogador] falou na final [Futebol Primeira Divisão de Gramado] tem de estar sempre motivado, não sabemos se vai ser a última final, chegar motivado, ganhar e dizer que na minha última decisão, fui campeão”, descreveu.
Um dos diretores do Diabos Vermelhos, Bruno Tomazzelli, ressaltou uma das principais características da equipe, a amizade de todos os envolvidos no clube e contou a ascensão meteórica do time que saiu da segunda divisão, para a Copa.
“Somos um grupo de amigos e isso faz a diferença. Nossa chegada até aqui [decisão], conseguimos o acesso, pois abriu uma vaga na Primeira Divisão, fomos abençoados com esta vaga, teve desistência de equipes. Aceitamos e fomos tentando fazer o nosso melhor, um jogo de cada vez. Chegamos à final e estamos prontos”, enfatizou. O campeão, além da taça e um fardamento novo, receberá R$ 4 mil. Sobre este recurso, Bruno enfatizou.
“Vamos conversar ainda com a diretoria sobre o dinheiro, mas uma boa parte vai para a festa (risos)”, finalizou. A partida terá transmissão ao vivo pelo Facebook do Jornal Integração Hortênsias, a partir das 20h25.
Texto: Tiago Manique – [email protected]